Sistema de Informação Geográfica Municipal

O Setor de Informação Geográfica Municipal (SIG Municipal) é parte integrante da Divisão de Cartografia, Desenho, Topografia e Sistema de Informação Geográfica Municipal, que por sua vez, está inserida no Departamento de Gestão Urbanística da Câmara Municipal de Penafiel.

O percurso de Implementação do Sistema de Informação Geográfica Municipal teve início no ano de 2002.

O primeiro passo, dado na concepção do Sistema de Informação Geográfica, foi a elaboração de uma proposta para a “Estruturação e Organização Operacional do Sistema de Informação Geográfica na Câmara Municipal de Penafiel”.

O projeto de implementação do SIG consistiu em 5 fases:

1. Consciencialização
2. Avaliação do Sistema
3. Desenvolvimento de uma Estratégia de Implementação
4. Implementação do Sistema
5. Fase Operacional

Penafiel     Penafiel     Penafiel

A criação e desenvolvimento do Sistema de Informação Geográfica Municipal assenta no objectivo estratégico da interação, partilha e troca de informação por parte dos serviços para o desempenho das suas próprias funções e da sua própria sobrevivência.

Fomentar o estímulo de uma cultura de disponibilização de informação estruturada e de qualidade será a prioridade máxima para este setor.

Penafiel     Penafiel     Penafiel