GAF – Gabinete de Apoio à Família

O que é?
É um serviço que procura ser um agente mediador, facilitador e impulsionador de dinâmicas familiares salutares, intervindo de forma individual e/ou comunitária.

O que se propõe fazer?
O GAF pretende distanciar-se da intervenção desenvolvida pelas estruturas de apoio social, abrangendo toda a população e especificamente as situações que não se ajustem à tipologia de apoios atuais. Tem como objetivo potenciar as várias dimensões inerentes ao saudável funcionamento familiar, procurando proporcionar uma resposta global e integrada às problemáticas sociais geradoras de exclusão.

A quem se destina?
Destina-se todas as famílias não acompanhadas noutras estruturas de apoio social, que identifiquem uma situação de crise na sua dinâmica decorrente do processo natural de desenvolvimento da família (nascimento de um/a filho/a, saída de filhos de casa, adolescência, entre outros) ou de situações externas (desemprego, morte, divórcio, sobre endividamento, entre outros).

Como funciona?
O GAF funciona de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Procura assegurar a proteção das famílias mais vulneráveis, promovendo a sua integração, qualidade de vida e bem-estar psicossocial através das seguintes valências:
a) Apoio Psicológico;
b) Apoio Social;
c) Apoio Jurídico.

Que equipa o integra?
A ação do GAF não pretende sobrepor-se às respostas já existentes mas sim complementar e acrescentar uma mais-valia, através de uma equipa multidisciplinar, proveniente de recursos internos do município e de outros parceiros da Rede Social, privilegiando uma posição de colaboração com as famílias.

Contactos do GAF
Gabinete de Apoio à Família
Unidade de Ação Social e Saúde
Praceta da Alegria, Edifício CTT, 1.º Dto.
4560 – 455 Penafiel
Tel.: 255710714
E-mail: inclusao.social@cm-penafiel.pt