Programas e Atividades Regulares

A Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto, atribui às autarquias e concretamente aos municípios um papel preponderante, quer na promoção e generalização da atividade física enquanto instrumento essencial para a melhoria da condição física e da qualidade de vida e saúde dos cidadãos, quer no apoio ao processo de desenvolvimento do desporto.

O processo da gestão do desporto municipal é desencadeado pela promoção, desenvolvimento e gestão de programas, projetos, ações ou inciativas que visam atingir os objetivos ou fins estabelecidos no âmbito das competências atribuídas pelos normativos legais na área do desporto, dando resposta às necessidades e expetativas da população cada vez mais ampla e diversificada quer na forma quer nos objetivos da sua prática. Importa aqui identificar o conjunto de programas e atividades promovidas regularmente pelo município de Penafiel, com referências às suas características, à sua calendarização e ao seu público alvo.

Nesse sentido, o Município de Penafiel promove e desenvolve os seguintes programas e atividades regulares:

a) Promovidas e desenvolvidas diretamente
Designação
Destinatários
Periodo
Instalações
Escola Municipal de Natação
A partir dos 2 anos
Setembro a junho
Piscinas Municipais de Penafiel
Piscinas Municipais de Paço de Sousa
Escola Municipal de Ténis
A partir do 7 anos
Setembro a junho
Piscinas Municipais de Penafiel
Hidroginástica
A partir dos 7 anos
Setembro a junho
Piscinas Municipais de Penafiel
Piscinas Municipais de Paço de Sousa
Terceira Idade Em Movimento
A partir dos 65 anos
Setembro a junho
Piscinas Municipais de Penafiel
Boccia Senior
A partir dos 65 anos
Setembro a junho
Nas instalações das instituições aderentes
Férias Desportivas
Dos 7 aos 12 anos
Julho e Agosto
Instalações municipais diversas
b) Atividades de participação com representação municipal
Designação
Destinatários
Período
Organização
Olímpiadas do Desporto da CIM
Atletas do concelho de Penafiel entre os 13 e 15 anos
Sábados do mês de Junho
Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa