Desporto

Pela dinâmica e valores sociais que representa, o desporto no seu sentido mais lato, é cada vez mais reconhecido junto da sociedade em geral. Integra no seu sistema, um conjunto diversificado de organizações com meios e recursos para o seu processo de desenvolvimento, nomeadamente o estado e as autarquias locais no âmbito da sua intervenção pública, sendo que os municípios assumem um papel preponderante no processo de desenvolvimento desportivo das respetivas comunidades.

Neste contexto, o município de Penafiel assenta a sua intervenção em áreas distintas que convergem para a concretização do objetivo central do desenvolvimento do desporto e da promoção e generalização da atividade física no concelho de Penafiel, nomeadamente com o apoio ao associativismo desportivo em diversas formas, com a programação e gestão de espaços de atividade física e desportiva, no apoio à realização de eventos e provas de caráter desportivo, na programação e oferta de atividades à população em geral, na formação e qualificação de agentes desportivos, entre outros.

Assim, importa através desta plataforma, dar a conhecer à população desportiva e à comunidade em geral, a realidade desportiva do concelho de Penafiel em toda a sua dimensão, através de um conjunto de informação que enquadra o âmbito da gestão do desporto municipal, podendo ser entendida como fator do desenvolvimento desportivo local, nomeadamente ao nível da orgânica, das instalações e espaços desportivos, do associativismo desportivo, dos regulamentos e normas aplicáveis, da oferta desportiva, dos eventos, dos indicadores de prática desportiva, entre outros.

INFORMAÇÕES
1. Candidaturas de Técnicos

Estão abertas as candidaturas para prestadores de serviços na áreas de Ténis, Natação, Hidroginástica e outras Atividades de Manutenção da Condição Física, as quais deverão ser submetidas online através do formulário que disponibilizamos para o efeito.

Estão abertas as candidaturas para prestadores de serviços para a atividade de Nadador Salvador, as quais deverão ser submetidas online através do formulário que disponibilizamos para o efeito.

2. Abertura das Piscinas de Paço de Sousa – Ano Desportivo 2022/2023

As Piscinas Municipais de Paço de Sousa reabrem, para o ano desportivo 2022/2023 , no próximo dia 12 de setembro.

Os programas da Escola Municipal de Natação e de Hidroginástica terão o seu início no dia 15 de setembro. Para o efeito, os interessados podem efetuar a sua inscrição (novas inscrições) a partir do dia 01 de setembro, junto da Secretaria das instalações a funcionar até dia 09, entre as 14h00 e as 19h00.

A partir do dia 12 de setembro, os horários de funcionamento retomam a sua normalidade (de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 21h30; aos sábados, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00 e aos domingos, das 09h30 às 12h30).

O funcionamento do regime de natação livre poderá sofrer alterações, pelo que os utentes interessados devem previamente solicitar os respetivos horários.

 

Unidade de Gestão do Desporto