Reabilitação Urbana - Câmara Municipal de Penafiel
viver-reabilitação urbana-penafiel

A reabilitação de áreas urbanas degradadas é uma componente importante na política de ordenamento do território do Município de Penafiel, dado que para além de todo o património que estas áreas encerram e urge salvaguardar, representam a economia de um recurso escasso —como o solo— e um importante motor nas dinâmicas turísticas e económicas do nosso concelho.

Penafiel, cidade há 245 anos, a segunda mais antiga do distrito do Porto, foi recentemente alvo de uma profunda requalificação, no âmbito do Regeneração Urbana da cidade com um avultado investimento comparticipado a 80% por fundos comunitários. Esta intervenção consistiu em obras de requalificação de espaço público e ainda num conjunto de iniciativas sociais, culturais e ambientais e ainda de desenvolvimento económico do Centro Histórico da cidade de Penafiel.

Neste contexto e na expetativa de dar continuidade a este complexo processo de reabilitação do tecido social, histórico, económico e arquitetónico do nosso Centro Histórico, a Câmara Municipal de Penafiel implementou mais cinco projetos estruturantes direcionados para a reabilitação das suas áreas urbanas mais deprimidas:

  1. Programa Património Activo;
  2. Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Penafiel;
  3. Área de Reabilitação Urbana do Vale do Cavalum;
  4. Área de Reabilitação Urbana de Entre-os-Rios;
  5. Área de Reabilitação Urbana das Termas de S. Vicente.

A Câmara Municipal de Penafiel está disponível para prestar toda a informação sobre estes projetos, nomeadamente sobre as condições de apoio previstas. Para mais esclarecimentos, pode contactar os serviços da autarquia:

Câmara Municipal de Penafiel
Divisão de Projetos de Arquitetura e Ordenamento Territorial (DPAOT)
Arq. José Melo (Chefe de Divisão)
Arq.ª Conceição Silva

Morada:
Museu Municipal de Penafiel – Rua do Paço, s/n
Telefone: 255 710 700
E-mails: jose.melo@cm-penafiel.pt / conceicao.silva@cm-penafiel.pt

reabilitacaourbana