Férias Desportivas

A promoção e dinamização da prática da atividade física e desportiva junto dos mais jovens contribui fortemente para enraizar, generalizar e democratizar o seu acesso. A sua prática constitui um fator decisivo na melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas sendo fundamental no desenvolvimento da sua formação social, pessoal e educativa.

Penafiel

É nesta perspetiva que o Município de Penafiel promove e dinamiza um programa de atividades lúdicas e desportivas de ocupação dos tempos livres para esta faixa etária da população e, em paralelo, que promovam a cultura de hábitos desportivos e estilos de vida saudáveis através do divertimento, lazer e alegria.

Neste contexto procuramos desenvolver um conjunto de atividades que, na medida do possível, reflita e dê resposta às motivações intrínsecas e extrínsecas das crianças e jovens, proporcionando-lhes atividades individuais e coletivas, que sejam adequadas às diferentes faixas etárias e níveis de maturação.

OBJETIVOS

O programa tem por objetivo primordial proporcionar à população jovem a ocupação dos tempos livres durante as suas férias escolares através da oferta de um conjunto de atividades físicas, desportivas, didáticas e recreativas. Deste objetivo central pretende-se assegurar os seguintes objetivos específicos:

  • Promover a integração social e a socialização dos jovens através da sua participação grupal;
  • Promover uma cultura de hábitos e estilos de vida saudáveis com impacto positivo no processo de desenvolvimento dos jovens ao nível da sua saúde e qualidade de vida.
  • Promover a educação e a formação desportiva em determinadas modalidades;
  • Promover e enraizar a participação desportiva regular nos jovens com o consequente aumento dos índices de prática desportiva no concelho de Penafiel.

DESTINATÁRIOS

Este programa destina-se a todos os jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos.

ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS

O programa é semanal e terá um número máximo de 60 participantes.

A ficha de inscrição prevê a inscrição máxima em 2 semanas à escolha do participante. Podem, no entanto, inscrever-se em mais do que duas semanas, desde que existam vagas nas turmas/grupos nas semanas do respetivo interesse.

CRONOGRAMA/CALENDÁRIO 2019

Este programa tem início no dia 01 de julho e termina no dia 02 de agosto. As atividades irão decorrer semanalmente, de 2.ª a 6.ª feira, das 09h00 às 17h30, nas instalações desportivas municipais, salas de desporto e piscinas. O programa terá um total de 5 semanas, desenvolvendo-se pelos seguintes períodos:

 Semana 1: de 01 a 05 de julho;
 Semana 2: de 08 a 12 de julho;
 Semana 3: de 15 a 19 de julho;
 Semana 4: de 22 a 26 de julho;
 Semana 5: de 29 de julho a 02 de agosto

LINHAS ORIENTADORAS

A conceção e planeamento do programa das atividades das férias desportivas tiveram como base as seguintes linhas orientadores/programáticas:

a) Desportivas/lúdicas: atividades destinadas à prática de atividades desportivas e desenvolvimento motor, que serão desenvolvidas no período da manhã e tarde.
b) Didáticas: atividades destinadas à aquisição de novos conhecimentos sobre diversas temáticas diversificadas sobre alimentação, saúde, etc., que serão desenvolvidas após o almoço.

As atividades terão 3 períodos distintos:

i) período da manhã, desenvolvido entre as 09h00 e as 12h00;

ii) período de almoço, entre as 12h30 e as 15h00; e,

iii) período da tarde entre as 15h15 e as 17h30.

INFORMAÇÕES

Podem aceder a mais informações junto dos serviços municipais do desporto.