Escaravelho da Palmeira

O escaravelho vermelho da palmeira, também denominado Gorgulho Vermelho, ou na nomenclatura científica Rhynchophorus ferrugineus, é uma espécie invasora que foi detetada em 2008 na região do Algarve, encontrando-se atualmente dispersa pelos concelhos de Barcelos, Braga, Caminha, Espinho, Esposende, Gondomar, Matosinhos, Ponte de Lima, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Vila Nova de Gaia.

Este inseto desenvolve-se no interior das palmeiras e o seu ciclo de vida dura 4 a 5 meses, podendo coexistir ao mesmo tempo os seus quatro estados: ovo, larva, pupa e adulto.

A sua ação pode conduzir à morte das plantas infetadas caso estas não sejam tratadas. Este inseto tem como principais hospedeiros várias espécies de palmeiras, sendo as espécies mais susceptíveis, a Phoenix canariensis (Palmeira-das-Canárias), Phoenix dactylifera L. (Palmeira tamareira), Trachycarpus fortunei (Palmeira-da-China) e Washingtonia filífera (Palmeira-de-leque). Os sintomas de infestação foram observados em palmeiras de jardins particulares e públicos, trazendo impacto ao nível paisagístico, económico e social da região.

O desenvolvimento do inseto ocorre no interior da palmeira, o que dificulta a sua deteção precoce. Quando os sintomas se tornam visíveis, passados meses do início da infestação, a palmeira já se encontra num estado avançado de perturbação, podendo isto levar à sua morte.

Plano de ação para o Controlo de Rhynchophorus Ferrugineus

Para mais informações devem ser contatados os serviços oficiais competentes – Serviço de Inspeção Fitossanitária Regional:

Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP-Norte)
e-mail: dpcf.shora@drapn.min-agricultura.pt
Tlf.: + 351 229 574 054
Fax: + 351 229 574 029
 www.drapn.min-agricultura.pt

Direção Geral de Agricultura e Veterinária (DGAV)
e-mail: dirgeral@dgav.pt
Tlf.: + 351 213 239 500
Fax: + 351 213 463 518
 www.dgav.pt