
O S.M.M.P. (Serviço Municipal de Metrologia de Penafiel) encontra-se qualificado como O.V.M. (Organismo de Verificação Metrológica) desde 1995, conforme despacho do I.P.Q. n.º 862/2023 para os seguintes domínios:
- Primeira Verificação pós reparação de instrumentos de pesagem de funcionamento não automático de equilíbrio automático, semiautomático, não automático e de indicação continua e descontinua da classe de precisão II para alcance até 1kg e classe de precisão III e IIII para alcance até 200kg
- Verificação Periódica de instrumentos de pesagem de funcionamento não automático de equilíbrio automático, semiautomático, não automático e de indicação continua e descontinua da classe de precisão II para alcance até 1kg e de classe III e IIII para alcance até 200kg;
- Verificação Periódica de Massas M2 de 1g a 5kg;
- Verificação Periódica de Contadores e primeira verificação pós reparação de contadores de Tempo de Bilhar e Ténis.
Área de Serviço:
Este Serviço labora no Município de Penafiel (mercados, feiras e venda ambulante).
Horário de Serviço:
segunda-feira em serviço interno de atendimento ao público, das 14h00 às 17h00.
terça-feira a sexta-feira exerce serviço externo em toda a área do Município de Penafiel.
Localização:
Zona Industrial II
4560-709 Penafiel
Coordenadas GPS: latitude: 41.2183 – longitude: -8.282711 – elevação: 236m
Contactos:
Tlf.: + 351 255 710 700 / Fax: + 351 255 711 066
e-mail: aferidor.penafiel@cm-penafiel.pt
terça-feira a sexta-feira exerce serviço externo em toda a área do Município de Penafiel.
Técnico:
Francisco Fernando da Silva Barbosa
Assistente Técnico de Metrologia
Descrição:
O serviço de metrologia garante a certeza dos instrumentos de medição e pesagem que se encontram nos diversos estabelecimentos e que servem para venda ao público, para determinar salários ou pagamentos, bem como prática clínica.
Alerta:
O serviço de metrologia alerta todos os contribuintes que na qualidade de cliente, devemos exigir o cumprimento da lei e devem procurar não se deixar lesar por falsas medidas ou pesos, devem certificar-se se os instrumentos de pesagem e medição estão com o selo de Verificação colocado por entidades competentes.
Obrigações do Utente de Instrumentos de Medição ou Pesagem:
O Utente de instrumentos de Medição ou Pesagem deve comunicar aos serviços sempre que:
– Início da atividade;
– Aquisição de instrumentos novos ou usados;
– Instrumentos cujas marcações ou selos tenham sido inutilizados;
– Instrumentos cuja verificação periódica no ano em causa não tenha sido executada até 30 de Novembro;
– Quando os regulamentos específicos de categoria de instrumentos de medição assim o determinem.