O óleo doméstico usado, vulgarmente conhecido como óleo de fritura, deitado na pia do lava louças ou na sanita é o mesmo que entope as redes de canalização e esgoto e aumenta os custos de tratamento de água, além de poluir os rios e as represas.
Um único litro de óleo derramado pode contaminar até 1 milhão de litros água.
Ajude a mudar esta realidade.
Junte o óleo usado no óleão doméstico leve-o até ao óleão. Com a reciclagem do óleo usado serão fabricados diversos produtos, reaproveitando para fazer sabões e principalmente o bio diesel.
Desde Julho de 2009 que o Municipio de Penafiel, dispõe de 5 óleões, localizados em sítios estratégicos na cidade, para que os munícipes possam depositar os óleos alimentares usados.
Após um ano, serão cerca de 20 os óleões colocados por algumas freguesias, de acordo com a densidade populacional das mesmas.
Penafiel
- 2 oleões a Av. José Júlio;
- 1 oleão na Rua Dr. António Ferreira Gomes;
- 1 oleão na Rua Eça de Queirós ;
- 1 oleão na Rua da Vila Gualdina;
- 1 oleão na Rua Dr. Coriolano de Freitas Bessa;
- 1 oleão na Rua Abilio Miranda;
- 1 oleão na Rua do Cedro;
- 1 oleão na Rua Faião Soares;
- 1 oleão na Rua da Saudade;
- 1 oleão na Rua Engº. Matos;
- 1 oleão na Av. Araújo Silva.
Abragão
- 1 oleão no Largo Dr. Manuel Lemos
Castelões
- 1 oleão na Av. de Valbom
Galegos
- 1 oleão na Av. da Liberdade
Paço do Sousa
- 1 oleão na Av. Egas Moniz
Rio de Moinhos
- 1 oleão no Largo Coração de Maria
Guilhufe
- 1 oleão na Av. da Igreja
De acordo com o protocolo estabelecido com a empresa Byosis, SA, esta será responsável pela instalação de oleões em todos osecopontos/ilhas ecológicas existentes no município, até Dezembro de 2011.
Os óleões a fornecer serão sempre com o objectivo dos munícipes depositarem o óleo alimentar usado (OAU), acondicionado em vasilhame, dentro do óleão.
Depois de separado, o resíduo (OAU) será encaminhado para operador de resíduos devidamente licenciado, assim como todo o vasilhame utilizado no acondicionamento do mesmo.