A Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos e o seu conjunto edificado foram recentemente intervencionados, tendo sido a sua inauguração a 2 de março de 2013, por altura da comemoração dos 243 anos da elevação de Penafiel a cidade. A igreja, sacristia, torre sineira, coro-alto e primeiro andar foram integralmente requalificados. O primeiro andar e a torre sineira receberam a função de espaço museológico.Neste momento apresenta uma pequena exposição documental e fotográfica sobre o restauro deste edifício.

Os Frades Capuchos chegaram a Penafiel, então vila de Arrifana de Sousa, em 1662, por ação do Capitão Ignácio de Andrade e Abreu que lhes ofereceu a Quinta das Lages, em S. Martinho de Milhundos, para convento. No entanto, não ficaram muito tempo nesta quinta e, no mesmo ano de 1662, se mudaram para as casas anexas ao então Hospital da Misericórdia, a pedido da população que os queria mais perto de si.

Em 1664, data de fundação, passam para o convento construído no local onde se encontra atualmente o que dele restou, a igreja. A sua construção foi possível graças à doação de terrenos a estes frades que ai ficaram até ao trágico dia 18 de Julho de 1832 quando todo o complexo conventual foi incendiado, crê-se, por tropas miguelistas, sendo consumidos pelas chamas a “livraria, recolhimento e Casa de Estudos Teológicos da Província Franciscana da Soledade” salvando-se, apenas, a igreja. A partir deste fatídico dia o convento ficou abandonado até 1834 quando o então provedor, Zeferino Máximo da Silva Pereira, pediu ao governo a cedência das instalações para aí fazer a sede da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel. Registe-se que foi das ruinas do convento que saiu o novo Hospital da Misericórdia.

O Convento dos Capuchos passou, desta forma, a ser propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, facto que se mantém. É de destacar a talha rococó e a imaginária barroca, que são de fábrica de mestre, desde o entalhamento à pintura.

Horário
terça-feira a sexta-feira: 14h00-18h00, só para grupos com marcação antecipada

Morada
Largo de Santo António dos Capuchos
4560-454 Penafiel

Contactos

Tlf.: + 351 965 823 025
e-mail: misericordiapenafiel@sapo.pt