visitar-monumentos-Mosteiro de S Miguel de Bustelo
Antigo mosteiro beneditino, masculino, que se apresenta hoje como um importante monumento barroco, individualizando-se sobretudo pelo imponente aqueduto, pelos altares e cadeiral do coro, em talha, profusamente decorados.

A actual arquitectura dos edifícios que o compõem, profundamente alterados pelas várias remodelações dos séculos XVII e XVIII, não mostra quaisquer vestígios aparentes da sua medieva fundação, anterior a 1065. No entanto, identificam-se vários elementos arquitectónicos coevos do primeiro templo, reaproveitados nos paramentos do muro do quintal contíguo à igreja. É o caso de algumas aduelas com decoração enxaquetada em baixo relevo e fragmentos de impostas decoradas com toro e escócia, que confirmam a existência de um templo românico.

Localização
Freguesia: Bustelo
Lugar: Mosteiro

Classificação
I.I.P., Decreto N.º 29/84, de 25 de Junho de 1984

Bibliografia Relacionada
MAIA, Fernanda Paula Sousa, “O Mosteiro de Bustelo. Propriedade e Produção Agrícola no Antigo Regime”, Universidade Portucalense, Porto, 1991;
IPPAR, “Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado – vol. II”, Lisboa, 1993;
AMARAL, Paulo e TEIXEIRA, Ricardo, “Elementos para a Carta Arqueológica de Penafiel”, Homenagem a Carlos Alberto Ferreira de Almeida, Actas I, Cadernos do Museu, n.º 2, Museu Municipal de Penafiel, 1998;
SANTOS, Maria José Ferreira dos, “A Terra de Penafiel na Idade Média – estratégias de ocupação do território (875-1308)” – Cadernos do Museu, n.º 10. Museu Municipal de Penafiel, 2004.

Ligações úteis
 www.ippar.pt