Freguesia de Fonte Arcada

Área da Freguesia: 4,8 km2

População Residente: 1584 Indivíduos

Densidade Populacional: 330 hab/km2

 


Presidente: António Silva


Secretária: Maria Amélia Santos


Tesoureiro: Francisco Mota


Presidente Assembleia de Freguesia: Paulo Jorge Ferreira

Morada
Junta de Freguesia de Fonte Arcada
Avenida Francisco Aranha Furtado de Mendonça, n.º 4
4560-112 Fonte Arcada PNF

Contactos
Tlm: + 351 965 823 954
E-mail: jf.fontearcada@gmail.com

Horário de Atendimento
Terça e Quinta-Feira: 19h00 às 20h00
Domingos: 10h00 às 12h00

 


 

História da Freguesia

Anterior à nacionalidade, a “villa” de Fonte Arcada foi doada, antes de 1126, por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, à Ordem Militar do Templo (Templários). Estes possuíram mesmo uma casa em Fonte Arcada, como prova um contrato feito entre o Mestre do Templo e o Bispo do Porto, efectuado no ano de 1144, onde se estabelece o que deve ser dado ao Bispo, quando este visitasse pessoalmente a «Igr.ª de S. Thiago de Fonte Arcada».
Com a extinção dos Templários em 1312, D. Dinis, rei de Portugal, aplicou os bens da extinta ordem à Ordem de Cristo, fundada em 1319. Fonte Arcada passou, então, a ser uma comenda da Ordem de Cristo.
Existiu, também, um mosteiro Beneditino em Fonte Arcada fundado entre 1085-1089, que foi incorporado no de S. Bento de Avé Maria do Porto, no século XVI. Neste mosteiro viveu e professou “Domna Froilla Hermingues”, riquíssima senhora que fez grandes doações, em 1228, aos Templários.

Heráldica


Brasão: escudo de verde, com um aqueduto de três arcos de prata, realçado de negro, encimado por uma fonte de ouro, jorrando água de prata; campanha ondada de prata e azul de quatro tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “FONTE ARCADA – PENAFIEL”.


Bandeira: branca. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.


Selo: nos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Fonte Arcada – Penafiel”.