Aldeia Preservada de Quintandona volta a ser palco de um dos eventos mais emblemáticos do calendário cultural de Penafiel, com gastronomia, música, cultura e animação
A Aldeia Preservada de Quintandona, em Lagares e Figueira, volta a celebrar a tradição com mais uma edição da Festa do Caldo de Quintandona, que decorre nos dias 18, 19 e 20 de setembro.
Organizada pela CASAXINÉ – Associação para a Promoção e Desenvolvimento Cultural de Quintandona, e com o apoio do Município de Penafiel, a iniciativa transforma as ruas da aldeia num espaço de encontro, sabores, tradições, música, cultura e convívio, afirmando a identidade cultural e gastronómica desta comunidade.
Ao longo do evento, são esperados visitantes de diferentes pontos do país, que terão oportunidade de percorrer as ruas de Quintandona, provar os tradicionais caldos e outras iguarias da gastronomia local, num ambiente marcado pela ruralidade, pela arquitetura tradicional e pelo património que fazem desta aldeia uma referência do turismo cultural e rural de Penafiel.
A programação inclui também música, teatro, cultura popular e momentos de animação, contribuindo para uma experiência diversificada para todas as idades. Entre os nomes que integram o programa estão Omiri, Collados, Os Maiatos, Folky Bal’Boa, Xoteiras, Cristina de Sousa & Convidados e Banda Musical de Lagares, entre muitos outros artistas, grupos e iniciativas que vão dar vida às ruas de Quintandona.
Mais do que um evento gastronómico, a Festa do Caldo de Quintandona é uma celebração da identidade e da memória coletiva, das tradições transmitidas entre gerações e das pessoas que continuam a dar vida a esta comunidade.
De 18 a 20 de setembro, Quintandona volta a abrir as suas portas para celebrar os seus sabores, as suas tradições e a sua cultura, convidando a população e todos os visitantes a descobrir e viver mais uma edição da Festa do Caldo.![]()

