PENAFIEL APOSTA NA CRIAÇÃO DE “ILHAS-SOMBRA” EM ESPAÇO URBANO

Trata-se de espaços verdes beneficiam o ambiente e promovem a biodiversidade

Este é um projeto financiado pelo Compete 2020

O Município de Penafiel, através do pelouro do ambiente, levou a cabo intervenções na Encosta das Lages (junto às Piscinas Municipais), mas também no Monte Castro (junto à Vila Gualdina), tendo criado as denominadas “Ilhas-Sombra” – espaços verdes em meio urbano, destinadas à plantação de flora autóctone, que visam combater os efeitos das alterações climáticas nas cidades, assim como promover a biodiversidade.

Estes espaços, que estavam dominados por plantas exóticas e invasoras, vão contribuir para a amenização da temperatura local, sequestro de carbono, purificação do ar, criação de espaços de recreio e lazer e promoção de biodiversidade com o aumento em quantidade e diversidade de espécies de plantas e animais nativos.

Durante a intervenção e após a remoção das espécies de flora invasora, prosseguiu-se com o arranjo dos terrenos e posterior plantação massiva de plantas nativas.

Com efeito, plantaram-se mais de 450 árvores, arbustos e plantas herbáceas de 16 espécies diferentes, instalaram-se diferentes estruturas para atrair ainda mais biodiversidade, construiu-se um charco, um hotel para insetos e várias caixas ninho – estruturas que vão fornecer abrigo para diferentes espécies se poderem reproduzir em segurança e criar condições para se alimentarem e viver neste espaço.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “Através deste projeto, conseguimos conjugar vários fatores positivos para a nossa cidade. Limpamos dois espaços centrais, que estavam mal aproveitados e completamente dominados por espécies invasoras, demos-lhes uma nova aparência, e colocamo-los à disposição da população, que podem agora usufruir deles. Ao mesmo tempo, estas “ilhas-sombra” vão estar a cumprir um papel ambiental importante, contribuindo para potenciar a biodiversidade em meio urbano.”

Para além dos imensos benefícios para o ambiente e biodiversidade, também a população irá usufruir destes espaços verdes, visto que transformaram-se em áreas de lazer, onde é possível usufruir de um espaço natural em meio urbano.

As ilhas-sombras estão enquadradas no projeto “Arquipélago-Sombra”, aprovado no âmbito do concurso “Intervenções de Resiliência dos territórios face ao risco | (Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano” do REACT-EU FEDER e financiado pelo Compete 2020.

Toda a informação em https://www.cm-penafiel.pt/viver/ambiente/espacos-verdes/ilhas-sombra/