SESSÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL

Promovida pelo Conselho Local de Ação Social de Penafiel

O Conselho Local de Ação Social de Penafiel (CLAS) promoveu, no passado dia 21 de junho, uma sessão de informação sobre Saúde Mental – Interdição/Inabilitação e Internamentos Compulsivos, no auditório do Museu Municipal. Esta sessão teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos técnicos da área social, mais concretamente na área da saúde mental.

A sessão contou com a participação do Diretor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Orlando von Doellinger, da Médica Interna da Unidade de Saúde Pública do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul, Sofia Sousa e do Procurador da República junto do Juízo Central Cível de Penafiel, Paulo Sérgio Ferreira.

De referir que o CLAS é o órgão plenário de concertação e congregação de esforços baseado na adesão das entidades públicas e privadas com e sem fins lucrativos, com o objetivo de promover e contribuir para a erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão social, assim como para o processo de desenvolvimento social do concelho de Penafiel. Para o efeito, foram criados Grupos Temáticos de Trabalho que desenvolvem e definem ações e abordagens concretas e integradas, envolvendo os parceiros, que permitam ajustar os diferentes modos de intervenção e proporcionar uma aprendizagem de cooperação. No caso desta sessão, a organização esteve a cargo do grupo de trabalho dos Programas, Projetos e Saúde, responsável por trabalhar, entre outras, a área da deficiência e da doença mental/demências em Penafiel.