Sentir o Verão 2017 com mais de 100 espetáculos nos quatros meses de verão

Apresentadas Iniciativas a realizar em vários pontos do concelho

A Câmara Municipal de Penafiel, através dos pelouros da cultura e juventude, está a dinamizar o programa cultural “Sentir o Verão 2017”, que decorre durante os meses de junho, julho, agosto e setembro.

Com um programa cultural diversificado, esta edição, abrange temáticas como atividade física e bem-estar; desporto (motorizado, motonáutico, entre outras modalidades); música (fado, ópera, popular, entre outros); romarias/festas populares; arte (expressão artística, trabalhos manuais, exposições); cinema; literatura; teatro; dança e campanhas de sensibilização.

Penafiel

O “Sentir o Verão 2017” vai estar presente em vários pontos do concelho, como são os exemplos Penafiel; Luzim e Vila Cova; Boelhe; Termas de São Vicente; Rio de Moinhos; Valpedre; Eja; Lagares e Figueira; Galegos e Irivo.

De forma a envolver a comunidade e o comércio local, as ruas do centro histórico de Penafiel – Rua Dr. Joaquim Cota, Rua do Paço e Rua Alfredo Pereira – foram decoradas pela Associação para o Desenvolvimento da Portela, Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Guilhufe e Associação de Solidariedade Social e Cultural para o Desenvolvimento de Rans.

Penafiel

Este programa cultural iniciou-se, este mês, com o 1.º Festival de desporto motorizado – Penafiel Racing Fest. Segue-se agora, no dia 10, a partir das 9h00, o evento “Street Basket, no Parque Integeracional de Penafiel. Para o mês de junho destacam-se, ainda, as Festividades do Corpo de Deus, que decorrem de 14 a 18 e a 1.ª Noite de Bombos, na cidade de Penafiel, que acontece no dia 17 de junho. No dia seguinte, tem lugar, no Campo da Feira, a partir das 14h00, o X Encontro Etnográfico de Penafiel. O destaque desportivo vai para o Campeonato Europeu de Jetski e Motos de Água e Campeonato Mundial de Juniores, que se realiza de 23 a 25 de junho, no cais de Entre-os-Rios, na freguesia de Eja. Ainda neste mês, as freguesias de Luzim e Vila Cova e Rio de Moinhos recebem a iniciativa “cinema ambulante”, nos dias 29 e 30, respetivamente.

O mês de julho começa com o evento “Water Slide Summer”, nos dias 1 e 2, na zona do Sameiro. Também no dia 1, realiza-se a 6.ª edição da Noite Branca, nas ruas da cidade de Penafiel. A noite fados chega à freguesia de Termas de São Vicente, nomeadamente, ao lugar de Jugueiros, no dia 8, a partir das 21h30. Já na freguesia de Boelhe, a mesma iniciativa, decorre no dia 14, a partir das 21h30. As danças de salão chegam ao público, no dia 15, a partir das 21h30, no Sameiro. Também no mesmo dia, a freguesia de Valpedre acolhe a peça de teatro de comédia “O auto da barca do inferno”, enquadrada na 2.ª edição do Festival de Teatro Sentir Penafiel. A freguesia de Irivo dinamiza de 21 a 23 de julho, a Festa do Caldo Verde. Destaca-se ainda, o Dia dos Avós que se assinala, no dia 26, no Parque da Cidade de Penafiel. A finalizar a programação do mês, de salientar, no dia 29, o IX Convívio Sou da Rua, na freguesia de Eja e o XXXIII Festival de Folclore Internacional “Cidade de Penafiel” que, também, se realiza no mesmo dia, no Campo da Feira.

Penafiel

A programação do mês de agosto inicia-se, no dia 5, com a Noite Vermelha. Também, no mesmo dia, a freguesia de Eja acolhe uma peça de teatro de rua. De 18 a 27 de agosto, a Agrival regressa ao Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel com centenas de expositores e animação musical. A terminar a programação do mês, o Largo da Ajuda recebe, no dia 31, a partir das 21h30, o concerto da Banda Portuguesa Sinfónica Júnior.

O “Sentir o Verão 2017” termina em setembro com diversas atividades culturais, a salientar a peça de teatro de comédia, no dia 2, às 21h30, na freguesia de Eja; a noite fados, no dia 9, a partir das 22h00, na freguesia de Luzim e Vila Cova; a Festa do Caldo de Quintandona, de 15 a 17, na freguesia de Lagares e Figueira; as Jornadas Europeias do Património que se realizam de 22 a 24, no Museu Municipal, e terminam no Castro do Monte Mozinho; o Festival de Música “River Stone” tem lugar, no dia 23, junto à Barragem do Torrão, em Rio de Moinhos.

Penafiel

Ainda no Âmbito da programação, o Mercado Solidário está todos os domingos, a partir das 8h00, no Jardim do Calvário. Também a Biblioteca e o Museu Municipal têm iniciativas culturais e lúdicas para toda a comunidade.

A edição 2017 do “Sentir o Verão” fica ainda marcada pelas campanhas de sensibilização – Missão lixo zero, Não abandone o animal” e “adote um animal”.