Rio de Moinhos inaugura requalificações da Escola Básica e novo Espaço de Lazer

Tratava-se da última escola do 1.º ciclo com cobertura em fibrocimento

A freguesia de Rio de Moinhos e a Câmara Municipal de Penafiel inauguram, no dia 28 de maio, a requalificação da Escola Básica de Rio de Moinhos, conhecida como Escola de Cans. No mesmo dia, foi também inaugurado o arranjo urbanístico de Cans e o parque infantil.

Penafiel

As cerimónias contaram com a presença de D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel e Henrique Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos.

Penafiel

Durante a sua intervenção, na inauguração da Escola Básica de Rio de Moinhos, o Presidente da Câmara Municipal, realçou a importância do concelho de Penafiel já não possuir edifícios escolares com materiais de fibrocimento, “Não há mais escolas, da responsabilidade municipal, com materiais em fibrocimento. Todos os nossos alunos têm agora condições de excelência. Quero agradecer aos pais o sentido de responsabilidade e de compreensão, durante as obras de intervenção na escola.”

Penafiel

A Câmara de Penafiel conclui assim a extinção de materiais em fibrocimento em todas as escolas do concelho de Penafiel. A Escola de Rio de Moinhos era a última com este tipo de material.

No âmbito da inauguração da requalificação do arranjo urbanístico de Cans e o parque infantil, Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal, agradeceu a “importante colaboração do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos e do Padre Filipe. A paróquia de Rio de Moinhos demonstrou, desde início, disponibilidade total e a obra fala por si. A Vila de Rio de Moinhos tem agora um espaço inclusivo. Neste local, as crianças podem brincar no novo parque infantil, e os adultos praticar exercício físico.”

Penafiel

O Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos manifestou a sua satisfação pela inauguração de mais uma obra na sua freguesia, “É muito gratificante ver tanta gente a presenciar este momento, tão significativo na aprendizagem das nossas crianças. Muito obrigado à Câmara Municipal de Penafiel pela requalificação deste edifício. Agora, a nossa escola tem melhores condições de ensino, por isso aproveitem e estimem este espaço.”

Penafiel

As obras na Escola Básica de Rio de Moinhos passaram pela intervenção em diversas salas do edifício, bem como, em todos os espaços exteriores. O recreio foi ampliado, criando-se acessos cobertos com a substituição integral das coberturas de fibrocimento. Também foram substituídos os equipamentos e piso do parque infantil. O novo parque de jogos foi construído para a prática das modalidades de futsal, basquetebol e voleibol.

Penafiel

Já D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, frisou a importância do novo arranjo urbanístico de Cans e do parque infantil, “agradeço ao Presidente da Câmara Municipal de Penafiel a gentileza e a atenção que teve para com a resolução desta obra importante para a comunidade. A obra que se inaugura, na Vila de Rio de Moinhos, é uma obra de qualidade feita por todos e para todos. O novo espaço dignifica, ainda mais, toda a zona envolvente da Igreja Matriz. É uma obra realizada na hora certa e com as pessoas certas, tornando-se num espaço mais acessível e utilizado por todos.”