PROJETO INOVADOR INCENTIVA MUNÍCIPES A FAZEREM A SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS DE FORMA PRÁTICA

O “Ecoponto em sua casa” – projeto piloto inovador de recolha seletiva porta-a-porta de papel/cartão, plástico e vidro -, promovido pela Câmara de Penafiel, através do pelouro do Ambiente, e a Junta de Freguesia de Penafiel, em parceria com a Ambisousa, está a decorrer a um bom ritmo. Neste momento e após, sensivelmente, um mês e meio de ter início o trabalho de sensibilização da comunidade para esta matéria nas 3 zonas-piloto selecionadas, localizadas em Milhundos, Santa Marta e Santa Luzia/Vila Gualdina, regista-se já a adesão de cerca de 200 habitações.

A previsão é que, nos próximos meses, 1250 habitações aderiam ao projeto, que estima recolher, anualmente, 84 toneladas de papel/cartão e de plástico e 86 toneladas de vidro. Se assim for, e dependendo de diversos factores, como o envolvimento da população, a taxa de separação dos materiais-alvo, etc, a perspectiva é de que, com a implementação desta medida, exista uma redução total na ordem dos 33% das quantidades de resíduos indiferenciados produzidos nas habitações visadas.

O projeto, levado a cabo no âmbito de uma candidatura da Ambisousa ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), faz parte da política de sustentabilidade ambiente, e avançou como uma medida importante, vantajosa e inovadora, que pretende consciencializar a população para a importância da separação do lixo, facilitar e promover essa mesma separação e reciclagem dos resíduos e, finalmente, reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados.

Recorde-se que, depois de os munícipes aceitarem participar, é-lhes entregue, gratuitamente, 3 contentores de 120 litros para deposição seletiva dos materiais. Mais tarde, nos dias indicados no calendário de recolhas, os contentores devem ser colocados à porta das moradias para que a viatura da Ambisousa proceda à recolha dos respetivos resíduos.