PROJETO DE PROMOÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA EM PENAFIEL DISTINGUIDO PELO INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA (ISCTE)

O projeto “Meno(s)Pausa+Movimento” foi um dos cinco finalistas do prestigiado Prémio Nacional  ISCTE Políticas Públicas

O Município de Penafiel, através da promoção do projeto “Meno(s)Pausa+Movimento”, foi uma das cinco autarquias destacadas pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) que, anualmente, premeia os projetos da administração pública que mais de estacaram no panorama nacional.

O programa municipal “Meno(s)Pausa+Movimento” promove comportamentos saudáveis na pós-menopausa, essenciais na prevenção ou retardamento de doenças, na redução do declínio funcional e na prevenção do isolamento social, levando as mulheres a envolverem-se mais nas atividades comunitárias e a serem participantes ativas no trabalho e na sociedade. O exercício verde potencia os efeitos benéficos da atividade física para a saúde, incentivando a sua prática regular nesta população.

A cerimónia de entrega dos prémios Iscte Políticas Públicas 2022, teve lugar no Grande Auditório do Iscte, a 29 de novembro de 2022.
Vencedores:
Administração Pública Loccal – Câmara Municipal do Porto com a política Rede de Restaurantes Solidários.
Administração Pública Central – FCT Fundação para Ciência e a Tecnologia com a política, Plataforma NAU.
Fotografia de Hugo Alexandre Cruz

Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda, “Com este projeto pretendemos promover e incentivar boas práticas para uma vida mais saudável, especialmente num momento tão complexo como é a menopausa. No decurso deste programa já foram realizadas cerca de 200 consultas médicas e foram observadas melhorias muito significativas na qualidade de vida, em parâmetros de saúde e na aptidão física das participantes. São resultados muito positivos e que demonstram que estamos perante um programa de grande importância e muito benéfico para a saúde das mulheres.”

Este projeto é promovido pela Câmara Municipal de Penafiel e resulta de uma parceria com a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e o ACES Tâmega II.

Na edição de 2022, o prémio nacional ISCTE Políticas Públicas foi atribuído ao Município do Porto, pela implementação do projeto “Rede de Restaurantes Solidários”, numa cerimónia presidida por Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do Instituto Universitário de Lisboa.