HOMENAGEADAS 18 INSTITUIÇÕES E PERSONALIDADES DE PRESTÍGIO NA ÁREA DA CULTURA

Antonino de Sousa Estabelece Prioridades na Juventude, Cultura e Atração de Investimento e Anuncia Construção de um Novo Equipamento Cultural no Centro Histórico

A Câmara Municipal de Penafiel homenageou, no dia 3 de março, 18 instituições e personalidades de prestígio a nível do concelho, na área da cultura, durante a sessão solene das comemorações do 248.º aniversário da elevação de Penafiel a cidade, que decorreu no Museu Municipal.

Durante a cerimónia, a primeira sessão solene do 3 de Março do actual mandato autárquico, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, considerou este momento como “um novo horizonte temporal, com novos e desafiantes objetivos.”

“A estratégia que definimos, e que foi expressivamente validada pelos penafidelenses, assenta, no essencial, em 3 domínios: maior e melhor capacitação social, consolidação do impulso económico no concelho e reforço da qualidade dos serviços à comunidade”, explicou Antonino de Sousa.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal afirmou que vai dar continuidade à aposta na atração de investimento, “Nos últimos anos foram várias as grandes empresas que decidiram investir em Penafiel e hoje o concelho está bem presente no radar do investimento empresarial em Portugal. Um investimento que suporte o desenvolvimento da economia local, que promova a criação de emprego e que atraia mais pessoas para o nosso concelho. Agora, o desafio consiste em aumentar a capacidade de acolhimento de empresas com actividades diferenciadas, com potencial exportador e que privilegiem a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental”, sustentou o autarca.

Ao longo do mandato anterior, a Câmara Municipal de Penafiel entendeu dar especial atenção a temas como a área social, empresas e empresários, a educação e o desporto. Na primeira cerimónia do novo mandato, a Câmara Municipal deu destaque à cultura, como tema central das comemorações.

“Vemos na atividade cultural um extraordinário instrumento difusor das raízes culturais de Penafiel e de incentivo à criatividade e ao desenvolvimento do espírito crítico. E, tal como até aqui, assumimos a autonomia dos agentes culturais locais como princípio orientador da política municipal de Cultura. À autarquia reservamos um papel de coordenação, programação e apoio ao desenvolvimento de iniciativas culturais. Uma estratégia cujo sucesso ficou bem evidenciado com a distinção atribuída ao Município pela SPA. O galardão de melhor programação cultural autárquica do ano de 2016, que tivemos a honra de receber no ano passado em cerimónia presidida por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, atesta a bondade da estratégia”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

Nesta ocasião, Antonino de Sousa anunciou a construção de um novo equipamento cultural, no Centro Histórico de Penafiel, “E porque acreditamos no talento dos penafidelenses e na sua capacidade criativa, vamos, neste mandato autárquico, edificar um novo equipamento cultural, no Centro Histórico de Penafiel. Será um espaço pró-criatividade e o polo cultural de referência da nossa cidade, do nosso concelho e desta região do Tâmega e Sousa em que nos integramos. Pretende-se que este equipamento disponha de um auditório e de espaços versáteis, assentes numa lógica de utilização partilhada e de criação experimental.”

Câmara de Penafiel atribui 11 Medalhas de Mérito Municipal Douradas e 7 Medalhas de Ouro do Município de Penafiel

“Decidimos neste 3 de Março, homenagear algumas das personalidades penafidelenses que mais se evidenciaram e mais contributos deram na área da cultura. Com o seu talento e inspiração, na pintura e na escultura, na escrita, na música e na dança, no design e na fotografia, no teatro, no cinema e na televisão, criaram obras excepcionais, que a todos nos orgulham. Com o seu desempenho, foram também fonte de inspiração para muitos outros concidadãos nossos, em particular os mais jovens, e acrescentaram prestígio e respeito a esta nossa terra”, explicou Antonino de Sousa.

Personalidades e Instituições Homenageadas no 3 de Março de 2018 (193 kb)