PRESIDENTE DA CÂMARA REUNIU COM DIRETOR EXECUTIVO DO SNS

Encontro serviu para Município expor as suas preocupações em especial com funcionamento das urgências

Alargamento das atuais instalações pode vir a estar em cima da mesa

O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e a Vereadora da saúde, Daniela Oliveira, reuniram hoje com o Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo.

A reunião, que se realizou a pedido do Presidente da Câmara, teve como tema central os problemas que são de conhecimento público relacionados com o funcionamento do ex-Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e, em especial, com a unidade do Hospital Padre Américo, em Penafiel.

A questão do serviço de urgência motivou a maior preocupação por parte do Presidente da Câmara, que deu nota dos seus receios ao Diretor Executivo do SNS, evidenciando a sua preocupação, quer com as dificuldades de acesso da população, quer com as graves consequências que daí têm resultado para os nossos cidadãos.

O Presidente, Antonino de Sousa, aproveitou ainda a reunião para dar nota da sua total disponibilidade para ajudar a encontrar soluções que promovam ganhos em saúde junto das pessoas, nomeadamente no que diz respeito a uma eventual ampliação das instalações do Hospital Padre Américo.

Fernando Araújo, Diretor Executivo do SNS, mostrou-se recetivo e solidário com as preocupações do Município, bem como disponível para desenvolver um trabalho em conjunto no sentido de encontrar soluções e caminhos possíveis para resolver o problema.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Antonino de Sousa, ”Temos vindo a pressionar os responsáveis do nosso SNS para que olhem para o Hospital Padre Américo com outro nível de preocupação. Não é aceitável que uma unidade de saúde como a de Penafiel não consiga oferecer melhores cuidados, em especial no acesso ao serviço de urgência que, como sabemos, não tem conseguido dar a devida resposta. Estou totalmente disponível para colaborar no que for necessário para que estes problemas sejam minimizados e possamos ter um hospital de referência com a devida capacidade de resposta. Desejo sinceramente que esta reunião tenha efetivo seguimento e que possamos ter resultados palpáveis”