PRESIDENTE DA CÂMARA ELEITO REPRESENTANTE NO CONSELHO ECONÓMICO E SOCIAL

Antonino de Sousa eleito como o primeiro representante do Conselho Regional do Norte, no Conselho Económico e Social (CES)

O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, foi eleito, na Casa das Artes, em Felgueiras, como o primeiro representante do Conselho Regional do Norte, órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), no Conselho Económico e Social (CES), um organismo nacional de consulta e concertação no domínio das políticas económicas e sociais.

O Conselho Regional do Norte reúne todos os Presidentes das Câmaras do norte de Portugal, bem como diversos representantes da sociedade civil – Universidades, Institutos Politécnicos, Freguesias, organizações não-governamentais, associações de desenvolvimento local e outras.

O Conselho Regional é o órgão consultivo da CCDRN, representando os vários interesses públicos relevantes na Região do Norte. Entre outras atribuições, compete ao Conselho Regional acompanhar a execução dos programas operacionais e pronunciar-se sobre os projetos de relevância nacional a aplicar na região, nomeadamente os planos de desenvolvimento da administração central.

Ao Conselho Económico e Social (CES), por sua vez, compete pronunciar-se sobre as políticas económicas e sociais, além de participar na elaboração dos planos de desenvolvimento económico e social.

Para Antonino Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “é com grande responsabilidade que encaro esta eleição. Um novo desafio para defender e promover o nosso território e a região Norte. Juntos, vamos trabalhar em prol do desenvolvimento do Norte de Portugal, em articulação com a Administração Central e as Instituições Europeias.”

Na mesma ocasião, Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, foi eleito para presidir à Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDRN.

A vice-presidência do Conselho Permanente da CCDRN ficou a cargo de Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.