PRESIDENTE DA CÂMARA DE PENAFIEL FAZ BALANÇO POSITIVO DO MANDATO E GARANTIU QUE CUMPRIU COM TUDO A QUE SE PROPÔS

Antonino de Sousa afirmou ainda ter as melhores contas de sempre da gestão municipal
O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa, prestou contas aos penafidelenses numa cerimónia transmitida no Facebook da Câmara Municipal de Penafiel
No balanço do mandato 2017-2021, Antonino Sousa afirmou que “a Câmara Municipal cumpriu com os penafidelenses.”
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “a missão proposta para o mandato autárquico foi a de promover o desenvolvimento integrado de Penafiel, num projeto baseado na inovação, na confiança dos cidadãos e na estabilidade política.”
“O compromisso eleitoral foi baseado em 3 eixos estratégicos: na Capacitação social, no Impulso económico e na Qualidade dos serviços”, explicou.
No que ao combate à COVID 19 diz respeito, Antonino de Sousa referiu que “ a nossa maior obra foi cuidar das pessoas.”
Das medidas anunciadas, destaque para o facto de Penafiel ter sido uma das primeiras autarquias a implementar um plano integrado de contenção da COVID-19 e de apoio às famílias e às empresas locais. Criou também uma rede de apoio social de emergência para apoiar os cidadãos contagiados ou em isolamento profilático. No combate à Pandemia, Penafiel desafiou ainda a indústria têxtil a produzir máscaras sociais e ofereceu cerca de 150.000 máscaras à população. A autarquia disponibilizou ainda tablets e internet móvel aos estudantes.
Na acção social, destaque para a distinção de Autarquia Amiga das Famílias. Neste sector, a Câmara Municipal de Penafiel alargou a rede de creches, passou a integrar a Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias, deu apoio a doentes oncológicos, atribuiu vários benefícios aos Bombeiros do Concelho e no domínio da habitação fez um acordo de cooperação com o IHRU para investir 20M€ e apoiar 495 famílias no acesso à habitação digna, disponibilizou ainda habitações para arrendamento a custos controlados e investiu 1.3M€ para apoiar anualmente 250 famílias.
A nível económico, o Presidente da Câmara Municipal considera que “vivemos neste momento num território competitivo. Concluímos a Zona Industrial de Recezinhos, captamos investimento de multinacional de produção de artigos de luxo e celebramos vários contratos de investimento que geram mais de 1000 postos de trabalho em empresas de vários setores de atividade.”
Na rede viária e transportes, Antonino de Sousa afirma que temos “mais e melhor mobilidade com a Construção do Centro de Transportes de Penafiel, a Nova via de ligação ao Centro Histórico, a Requalificação da Variante do Cavalum e com o Programa de redução da tarifa dos passes de transportes públicos.”
Ao que à cultura diz respeito o destaque vai para a construção do Ponto C – Cultura e Criatividade e para a requalificação do Recreatório Penafidelense.
Neste mandato a Câmara Municipal de Penafiel construiu 3 novos pavilhões desportivos, uma pista de Atletismo, expandiu o Parque da Cidade e implementou vários relvados sintéticos em várias freguesias.
Ao nível do ambiente, a Câmara Municipal de Penafiel apostou na valorização dos nossos rios e participou no compromisso Intermunicipal para a despoluição do Rio Sousa. Iniciou o processo de encerramento do Aterro Sanitário de Rio Mau e investiu na expansão da rede de saneamento básico. Investiu também 2.5M€ na promoção da eficiência energética e promoveu o bem-estar animal com várias medidas.
O Município requalificou as Escolas Joaquim Araújo, Penafiel Sul (Marecos), D. António Ferreira Gomes e Penafiel Sudeste (Cabeça Santa) e promoveu o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar para combater o insucesso escolar. Neste ano letivo, a autarquia assegurou o transporte escolar gratuito a todos alunos que residem a mais de 2km da escola.
A Câmara Municipal de Penafiel tem agora a dívida global mais baixa de sempre. Reduziu a dívida a fornecedores em 11M€. Tem o maior volume de investimento de sempre (+53% relativamente a 2017) e a melhor taxa de execução dos últimos anos.