Pintora Graça Morais expõe no Museu Municipal de Penafiel

Graça Morais, Um dos Maiores Nomes da Pintura Portuguesa, com Reconhecimento Nacional e Internacional Vai Expor em Penafiel

O Museu Municipal de Penafiel, em colaboração com a Câmara Municipal de Penafiel e numa coprodução com o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, com a curadoria de Jorge da Costa, vão inaugurar, no dia 10 de novembro, às 21h30, a exposição “Graça Morais: Fuga do Caos e do Abismo”, um dos maiores nomes da pintura portuguesa com reconhecimento nacional e internacional.Através das pinturas, a artista faz uma reflexão profunda sobre a resistência de mulheres e homens que procuram o seu lugar na Terra, lugar no qual recusam a fatalidade do medo e a indignidade do mal. As pinturas e os desenhos são também um grito de alerta e revolta, por parte da pintora, perante um mundo retratado nos meios de comunicação social, onde a cumplicidade de olhares, cheios de dignidade também são de muito sofrimento.

penafielGraça Morais, nasceu a 17 de março de 1948 e é natural de Vieiro, Vila Flor. Viveu por Moçambique, onde o pai lhe ofereceu a primeira caixa de aguarelas. Em 1961 ingressou no Liceu de Bragança, tendo em 1963 pintado os cenários da representação teatral do “Auto da Alma”, de Gil Vicente. Frequentou o curso de Pintura na conceituada Escola Superior de Belas Artes, do Porto. A artista deixou-se influenciar por pintores como Chagall, Van Gogh, Rembrandt e Francis Bacon. Em 1974 inaugurou a sua primeira exposição individual, em Guimarães. A pintora é também autora do documentário “Na cabeça de uma mulher está a história de uma aldeia”, um documentário sobre a mãe.

A artista portuguesa Graça Morais expõe a nível nacional e internacional, tendo sido várias vezes premiada pela sua obra pictórica. Também é alvo de documentários e tema de livros monográficos.

A inauguração da exposição vai prestar tributo ao penafidelense António da Rocha Melo, neurocirurgião de renome internacional e distinguido em 1996 com a Medalha de Ouro da Cidade. António da Rocha Melo faleceu em 2006 e esteve sempre ligado ao círculo das artes através da Fundação de Serralves e da Cooperativa Árvore, no Porto. O neurocirurgião teve, ainda, um papel fundamental na concretização do Museu Municipal de Penafiel.

A exposição “Graça Morais: Fuga do Caos e do Abismo” vai estar patente, no Museu de Penafiel, até 26 de fevereiro de 2017.