PENAFIEL VOLTA A “SENTIR O VERÃO”

Mês de julho com várias atividades programadas

Iniciativas, para todos os gostos e idades, vão estender-se a todo o concelho

Depois de um ano de interrupção devido à pandemia, a Câmara Municipal de Penafiel preparou, mais uma vez, o programa “Sentir o Verão” com várias iniciativas, para todos os gostos e idades, a decorrer por todo o concelho.

Em julho, no dia 3, às 15h, o Museu Municipal acolhe a “Oficina de Ilustração e Escrita” com Carla Anjos, em parceria com a Associação de Amigos do Museu. Esta atividade, que se destina a jovens a partir dos 14 anos e a adultos, é gratuita, mas com lotação máxima de 15 pessoas, pelo que a inscrição deve ser feita até dia 30 de junho, através do link respetivo, que se encontra disponível no website do Museu (www.museudepenafiel.com). Esta iniciativa volta a realizar-se no dia 25 do mesmo mês, às 10h, mas desta feita o público-alvo são as crianças, entre os 5 e os 13 anos, acompanhadas por um adulto. A participação é também gratuita, com lotação limitada e sujeita a inscrição prévia até 20 de julho.

Nesta programação, o desporto, associado à saúde física e mental, praticado em contacto com a natureza, não ficou esquecido. De 4 de julho a 12 setembro, todos os domingos de manhã (às 10h), o Parque da Cidade de Penafiel é o local de eleição para a realização da iniciativa “Domingos de Bem-Estar” (Yoga, Meditação, Técnicas Respiratórias e Relaxamento). O objetivo é despertar a flexibilidade física, mental, emocional e espiritual de todos os participantes, que apenas precisam de levar um tapete de yoga ou uma toalha, água e “mente aberta para se conectarem consigo próprios”.

No dia 10 de julho, às 22h, os amantes da 7ª arte vão poder assistir ao filme “Aladdin” em formato drive-in, no Cais de Entre-os-Rios, em Eja. Aconselhado a maiores de 12 anos, esta versão em ação real do filme de animação da Disney lançado em 1992, mostra o ator Will Smith a interpretar o Génio com poder de conceder três desejos a quem estiver na posse da sua lâmpada mágica.

“Ópera Intermezzo” – mini-shows de cantores líricos em forma de flash-mob ou concerto – é a iniciativa agendada para dia 11, às 17h30, no Coreto do Jardim do Calvário. Este é um meio poderoso de levar a ópera às pessoas, de uma forma direta, simples e espetacular. A iniciativa, dinamizada pela “HYMNUS”, existe para dar arte aos eventos, cultura do espetáculo às pessoas e entretenimento educativo às primeiras idades.

No dia 17, destaque para a “Hora do Conto e Visita ao Parque”, a decorrer às 10h30, no Parque da Cidade, iniciativa dinamizada pelo serviço da Biblioteca Itinerante e pela Divisão do Ambiente, com leituras ao ar livre e visita de exploração da fauna e flora local conduzida pelos técnicos da autarquia. Ainda no mesmo dia, realiza-se, na Praça da Escritaria, às 22h, o concerto “Alma de Coimbra”, protagonizado por um grupo constituído por antigos e atuais estudantes da Universidade de Coimbra, muitos deles dispersos pelo país, que encontram na música um clima propiciador do cultivo dos ideais que pautaram os seus anos de vida académica. Assente no talento e na criatividade do seu Maestro – autor de um vasto reportório de arranjos corais originais de todos os temas que executa – o Alma de Coimbra promove a divulgação, no País e além-fronteiras, dos poetas, autores e intérpretes portugueses ou de língua portuguesa.

As dezenas de iniciativas programadas vão percorrer o concelho e exemplo disso é o concerto do projeto penafidelense “Desligado”, que vai ter como pano de fundo o Mosteiro de Paço de Sousa. O espetáculo tem início marcado para as 18h30, no dia 25.

Para fechar o mês da melhor forma, no dia 30, às 22h, o Largo da Ajuda vai ser palco do “Concerto Vox Angelis – Amália: Uma história de vida” – uma iniciativa que se insere nas Comemorações dos 100 Anos do Nascimento de Amália Rodrigues, a “Rainha do Fado”. Para assinalar esta data, a “Vox Angelis” preparou um espetáculo multimédia, levando ao público os principais fados que imortalizam a voz de Amália, bem como uma narração histórica onde se conta a história de vida da fadista, com projeção simultânea de cerca de 200 fotografias inéditas. Já no dia 31, às 10h30, realiza-se mais uma “Hora do Conto e Visita ao Jardim” no Jardim do Sameiro, no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Conservação da Natureza, sendo que, mais tarde, às 22h, o Coreto de Abragão recebe o concerto da banda penafidelense “The Fines”.

De salientar que todos os eventos têm lotação limitada, uma vez que se impõe respeitar as normas em vigor das Autoridades de Saúde devido à pandemia da covid19.

Para mais informações, por favor, consultar o cartaz do “Sentir o Verão”.

*as informações relativas aos espetáculos são da responsabilidade dos agentes culturais