PENAFIEL VOLTA A “SENTIR O VERÃO” COM DEZENAS DE INICIATIVAS

Eventos de cariz cultural, desportivo e de convívio social e familiar marcam programação de julho

O Município de Penafiel preparou mais um programa “Sentir o Verão” com iniciativas para toda a família. De cariz cultural, desportivo e/ou de lazer, os eventos vão multiplicar-se até setembro.

O mês de julho inicia-se já com muita animação à mistura, com o “Water Silde Summer” a transformar a Praça da Escritaria (Sameiro) num autêntico parque aquático ao longo do próximo fim-de-semana, dias 2 e 3, a partir das 10h. Também no sábado (dia 2), a tradicional “Noite Branca” vai vestir as ruas da cidade de branco, numa noite que se espera quente e feliz, com diversas atracões para os milhares de visitantes esperados.

Todos os domingos (dias 3, 10, 17, 24 e 31 de julho), das 10h às 20h, o Parque da Cidade de Penafiel vai ser palco do “Verão em Família”, com a dinamização de várias atividades para miúdos e graúdos.

Os destaques do mês apontam ainda para o “Racing Fest, nos dias 8, 9 e 10 de julho, a transformar, mais uma vez, Penafiel na “capital dos motores”. Entre-os-Rios volta a acolher o “Campeonato Europeu de Jet Ski e Aquabike”, de 15 a 17 de julho, e o “Triathlon/Duathlon Rios Ibéricos – Taça de Portugal”, no dia 24 de julho. O dia do Dia dos Avós acontece a 26 de Julho – no Parque da Cidade, e o 31.º Prémio de Ciclismo S. Pedro – ADRAP, decorre no dia 30, na Av.ª da Liberdade em Galegos.

Ainda em julho, o Museu Municipal vai acolher a exposição de pintura “Ensaios sobre a obra de David Lidbetter”, pelos Alunos do Atelier Carla Anjos Museu Municipal, que vai ser inaugurada já no próximo dia 1, às 18h30, e pode ser visitada até ao final do mês.

Por sua vez, no mesmo dia, às 21h00, a Biblioteca Municipal inaugura a exposição de fotografia “Teen Rebellion” de Elisa Leal, que estará patente até ao dia 31 de agosto. Além disso, a Biblioteca vai acolher, no dia 15, às 21h00, a apresentação de livro “Se me amas não te demores” de Raul Minh’Alma, e, no dia 26, também às 21h00, a palestra “O centenário do ensino Usui Reiki Riyoho” organizada pelo Núcleo de Reiki do Vale do Sousa.

Outro momento alto do programa é a iniciativa dedicada à sétima arte – Luz, Câmara, Verão! – com exibição do filme “Gato Preto, Gato Branco”, de Emir Kusturica, no dia 22, pelas 21h45. Esta é a primeira de três sessões propostas para o grande público, dos mais novos aos jovens e às famílias, que ambiciona juntar diferentes gerações à volta do cinema, debaixo das estrelas no jardim do Museu Municipal.

A programação é vasta e todas as iniciativas agendadas devem ser consultadas no cartaz “Sentir o Verão” 2022. Para mais informações, entrar em contacto com o Município de Penafiel através do 255 710 700 e/ou penafiel@cm-penafiel.pt.