PENAFIEL VERDE COM NOVO SERVIÇO DE RECOLHA DE ÁGUAS RESIDUAIS DE FOSSAS SÉTICAS

Empresa Municipal disponibiliza serviço de rede móvel de saneamento para toda a população

Pedido pode ser efetuado no site da Penafiel Verde ou no balcão de atendimento ao cliente

A Penafiel Verde E.M. já tem disponível o serviço de rede móvel de saneamento, para toda a população não servida com rede fixa de águas residuais. A Empresa Municipal pretende assim garantir o acesso alargado à rede de águas residuais.

Os utilizadores domésticos e não-domésticos podem contratar o serviço de descarga de fossas séticas, particulares ou coletivas. Este serviço inclui a recolha, o transporte e o encaminhamento para o destino final adequado.

Para a Presidente do conselho de administração da Penafiel Verde E.M., Alexandra Almeida, “Para garantir um serviço de qualidade equiparado ao serviço de rede fixa (recolha, encaminhamento e tratamento), a Penafiel Verde disponibiliza agora um serviço alternativo para a recolha de águas residuais, provenientes de fossas séticas, particulares ou coletivas. Desta forma, o cliente deixa de se preocupar com o processo de descarga autónomo. A descarga de fossas e respetivo tratamento passa a ser da responsabilidade da Penafiel Verde que garante uma adequada descarga com menor impacto nos recursos hídricos da região.

Todo este processo é realizado de acordo com os cumprimentos legais e garantia do seu correto tratamento com encaminhamento para as Estações de Tratamento de Águas Residuais do concelho de Penafiel.

O serviço de saneamento através de meios móveis é faturado da mesma forma como se usufruísse do serviço de rede fixa (ou seja, é calculado através do consumo de água da rede pública) ou em função da média da sua tipologia de consumo (doméstico ou não-doméstico).

De salientar que, no concelho de Penafiel, a taxa de adesão através de rede fixa ao serviço de saneamento é de 61%, enquanto que a taxa de cobertura da rede se situa nos 82%.

A Penafiel Verde E.M. lembra que, a falta de limpeza e a manutenção de fossas séticas contribui para a contaminação do solo e da água, incluindo a contaminação de captações de água para consumo humano.

Para o pedido de adesão não existe a obrigatoriedade de já ser cliente da Penafiel Verde. Contudo, a contratação dos serviços através de meios móveis obriga à celebração de um contrato com a Penafiel Verde E.M., sendo que os utilizadores domésticos e não-domésticos deverão solicitar a adesão a este serviço no balcão digital (www.penafielverde.pt) ou presencialmente no balcão de atendimento ao cliente.