UNIDADE PARA CONSULTAS DE PSICO-ONCOLOGIA

Unidade Apoiará Doentes Oncológicos e Seus Familiares

Protocolo de Colaboração Entre a Câmara de Penafiel e a Liga Portuguesa Contra o Cancro Vai Permitir Apoio Especializado Gratuito à Comunidade

A Câmara Municipal de Penafiel e a Liga Portuguesa Contra o Cancro assinaram, hoje, 16 de março, no salão nobre dos paços do concelho, um protocolo de colaboração para a prestação de cuidados de Psico-Oncologia ao doente oncológico e familiares, residentes no concelho de Penafiel.

O apoio aos doentes oncológicos, através da cooperação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, vem reforçar a aposta da Câmara Municipal de Penafiel nas medidas de apoio social, enquadradas no Plano Municipal Solidário.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Através deste protocolo, todos os doentes oncológicos vão ter um apoio psicológico especializado e gratuito, nas consultas de Psico-Oncologia, em Penafiel. Sabemos que o diagnóstico de uma doença oncológica implica diversas alterações emocionais na vida do doente e da família. As sessões de psico-oncologia são um complemento aos tratamentos médicos, no qual os doentes oncológicos são acompanhados de perto, em todas as fases da doença, de modo a diminuir as elevadas taxas de perturbações psicopatológicas, e contribuindo para uma melhoria significativa da qualidade de vida dos doentes e familiares.”

A Unidade de Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai disponibilizar uma equipa de técnicos de saúde mental, para a realização de consultas de Psico-Oncologia. Todas as sessões de psicoterapia são de caráter gratuito.

Este protocolo de colaboração tem como objetivo estreitar a cooperação entre a Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Município de Penafiel, na área da saúde mental e comunitária.

Para Vítor Veloso, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, “Gostaria de agradecer ao Município de Penafiel e ao Senhor Presidente da Câmara Municipal, Antonino de Sousa, pela cedência de instalações para a realização das consultas de Psico-Oncologia, junto dos doentes. A Liga Portuguesa Contra o Cancro considera que estas consultas de apoio psicológico, contribuem para uma maior proximidade para com a população, reforçando à sua atenção para as necessidades dos doentes e respetiva família, quando lidam de perto com a doença oncológica.”

As consultas de Psico-Oncologia podem ser marcadas, junto da Unidade de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal, ou por correio eletrónico para o seguinte endereço: inclusao.social@cm-penafiel.pt, ou por telefone 255 710 714.