PENAFIEL VAI TER UMA RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CENTRO HISTÓRICO

Edifício para estudantes terá capacidade para 32 residentes

Câmara de Penafiel vai disponibilizar alojamento a custos acessíveis e reforçar estratégia de fixação de jovens no coração da Cidade

A Câmara Municipal de Penafiel vai criar uma residência universitária para estudantes do Ensino Superior em Penafiel, um alojamento situado na Rua Alfredo Pereira, em pleno centro histórico da cidade, que terá 13 quartos duplos e 4 quartos individuais, com capacidade para acolher 32 estudantes.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa,” fixar os nossos jovens estudantes em Penafiel e proporcionar mais e melhores condições de acesso ao ensino superior tem sido uma das prioridades das políticas municipais. A tendência de aumento dos preços no mercado imobiliário de arrendamento é especialmente preocupante para os estudantes bolseiros do ensino superior. Entendemos, assim, construir esta residência universitária para garantir alojamento aos estudantes a custos acessíveis e para apoiar os alunos em situação económica e social mais vulnerável.

Recorde-se que atualmente o concelho de Penafiel tem duas instituições de ensino superior, o ISCE DOURO- Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e a CESPU – IINFACTS – Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde.

A proximidade às instituições de ensino superior da cidade permite a deslocação dos estudantes a pé, sem necessidade de recorrer a meios de transporte privados, prevenindo o impacto financeiro e ambiental.

Para além de se tratar da reabilitação de um imóvel do Centro Histórico, que se encontrava devoluto, este projeto irá reforçar a dinâmica social e económica local, contribuindo, assim, para a regeneração urbana da Rua Alfredo Pereira e da zona envolvente.

O edifício terá vários espaços de utilização colectiva como uma sala de estudo, um espaço para refeições e uma sala de convívio. Os residentes terão ainda ao seu dispor uma lavandaria e todos os serviços necessários para o seu conforto.

O Município de Penafiel conseguiu captar 1 milhão de euros, através dos fundos comunitários do PRR, para a construção deste equipamento no Centro Histórico que se espera estar concluído até ao final do ano 2024.