PENAFIEL VAI REVOLUCIONAR, LOCALMENTE, SISTEMA DE TRANSPORTES PÚBLICOS

Centro de Transportes junto à Estação de Novelas vai garantir mais e melhor transporte público

O Novo equipamento, um edifício, com cerca de 16.000m2, e que representa um investimento na ordem de 1,5 Milhões de euros, vai permitir que nasça junto da estação de comboios, de Novelas, um verdadeiro centro nevrálgico de transportes para Penafiel e para toda a região.

A ideia é simples, inovadora e inédita, na região, na perspectiva de facilitar a vida aos cidadãos que podem assim articular os transportes por autocarro com as ligações de comboio, em horários coincidentes e retirando do centro da cidade os autocarros de passageiros.

Se antes para seguir viagem por via férrea, para o Porto, era necessário a deslocação para a estação em viatura própria e/ou táxi, essa realidade mudará em breve.

O projeto prevê ainda soluções de mobilidade sustentável, contemplando postos para o carregamento de carros elétricos, e zonas para o parqueamento coberto de bicicletas e trotinetes, incluindo dispositivos de carregamento para os modelos elétricos.

O novo edifício será construído tendo em linha de conta por um lado a eficiência energética e sustentabilidade ambiental, acrescido de espaços de espera com altos níveis de conforto e ainda de zonas de embarque (tomada e largada) de passageiros que sendo cobertas vão proteger as pessoas das condições atmosféricas nas entradas e saídas das viaturas.

Esta zona de parqueamento dedicado permite não só o acesso direto e coberto ao interior do edifício, que dispõe de 7 cais interiores para autocarros, estando ainda contemplados 11 lugares adicionais de parqueamento mais demorado para veículos de transporte coletivo no exterior.

Por ferrovia, através da Estação de Comboios de Novelas, e a partir deste novo equipamento, passará a ser possível concentrar numa única zona o acesso aos transportes públicos, mantendo-se ainda a possibilidade de os veículos automóveis ligeiros de passageiros efectuarem o estacionamento gratuito durante o dia, além de se manter espaço próprio para os táxis/TVDE.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Este investimento é de uma importância vital para a rede de transportes do Concelho de Penafiel mas também para a região. Estamos perante um equipamento que vai trazer mais flexibilidade à rede de transportes, por comboio, autocarro ou veículos automóveis ligeiros de passageiros. Este Centro de Transportes permite criar verdadeiramente alternativas de mobilidade para o cidadão e utilizador da rede de transporte público e em simultâneo estabelecer uma maior e melhor ligação a partir de Penafiel para a área metropolitana do Porto e para diversos concelhos da região do Tâmega e Sousa. “

O novo terminal rodoviário vai potenciar uma maior gestão da rede de transportes públicos, e melhorar a prestação destes serviços à população, nas ligações dentro do concelho de Penafiel e para os concelhos vizinhos, aumentando a sua competitividade na região.

Esta empreitada foi comparticipada no âmbito do NORTE2020 pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)