PENAFIEL VAI REDUZIR PERDAS NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA COM INVESTIMENTO DE UM MILHÃO DE EUROS

Equipamentos tecnológicos vão permitir a deteção de perdas de água em tempo real

A Empresa Municipal Penafiel Verde está a desenvolver trabalhos na rede de abastecimento, com o objetivo de controlar e reduzir as perdas nos sistemas de distribuição e adução de água no concelho de Penafiel, no âmbito de uma candidatura co-financiada.

Com o objetivo de dar passos sólidos em direção à eficiência de serviço e à eficiência ambiental, a Penafiel Verde E.M. criou um plano para a rede de abastecimento de água assente em três pilares – renovação, deteção e integração –, com um investimento total de mais de 1.2 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR-03-2012-FC-001256.

Nesta fase, estão a ser desenvolvidos trabalhos de renovação da rede de abastecimento de água nas freguesias de Rio Mau e Rio de Moinhos, uma vez que as redes existentes além de serem muito antigas, tinham já perdas de água elevadas.

Já na área da deteção, a Penafiel Verde E.M. adquiriu equipamentos tecnologicamente avançados. A instalação, ainda em curso, de cerca de 45 Zonas de Medição e Controlo (ZMC) e 22 Válvulas Redutoras de Pressão (VRP), em locais do concelho de Penafiel estrategicamente definidos, têm como finalidade munir a rede de mecanismos de controlo.

Por último, a área de integração engloba toda a informação recolhida pelos equipamentos de controlo ao incluir a monitorização dos equipamentos de medição e controlo de forma contínua com interligação ao sistema de telegestão, permitindo assim uma rápida intervenção sobre as fugas detetadas.

A implementação deste projeto reforça o contributo da Penafiel Verde E.M. para a redução do volume de água perdido no sistema de distribuição do concelho, a utilização sustentável deste recurso hídrico, bem como, a garantia da qualidade e eficiência do serviço prestado aos clientes.