PENAFIEL RECEBE SELO DE MÉRITO DO MOVIMENTO “CUIDAR DOS CUIDADORES INFORMAIS”

Penafiel passa assim a integrar a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) pela primeira vez

No âmbito da candidatura à 3ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), com o projeto “Penafiel – Cuidar e Cuidar-se”, o Município de Penafiel foi reconhecido com o selo de mérito.

O Movimento “Cuidar dos Cuidadores Informais” é uma entidade que reconhece as autarquias que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais e de cujo reconhecimento se materializa na atribuição de selos de mérito.

Para a Vereadora da Família e Inclusão Social da Câmara de Penafiel, Daniela Oliveira, “É muito gratificante recebermos este selo que reconhece o importante trabalho que temos vindo a desenvolver em prol do bem estar dos nossos cuidadores informais. São, sobretudo, pessoas que cuidam de outras pessoas, mas que também precisam de ser cuidadas. Assim, a Câmara Municipal é parceira do projeto “Capacitação dos Cuidadores Informais” desenvolvido pelo ACES Tâmega II Vale de Sousa Sul e a Segurança Social de Penafiel. Estamos atentos aos mais de uma centena de cuidadores informais do nosso Concelho, procurando sempre criar projetos, medidas e iniciativas específicas de apoio.”

Recorde-se que, recentemente, Penafiel foi um dos 30 municípios a integrar o projeto piloto do estatuto de cuidador informal, que tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar, através de um subsídio de apoio aos cuidadores, o direito ao descanso e medidas específicas para a carreira contributiva. Além disso, a Câmara, em parceria com o ACES Tâmega II Vale de Sousa Sul e a Segurança Social, tem promovido, anualmente, iniciativas pertinentes dirigidas aos cuidadores informais de Penafiel.