PENAFIEL ACOLHE 2020 COM AGENDA CHEIA PARA CELEBRAR 250 ANOS DE ELEVAÇÃO A CIDADE

Fique a conhecer a programação de Janeiro

No âmbito das comemorações dos 250 anos de elevação de Penafiel a Cidade, o Município preparou uma programação recheada de iniciativas para todos os gostos e idades, que vai decorrer durante o próximo ano de 2020.

Assim, o programa inicia-se já no mês de Janeiro, no dia 5, com um concerto de Ano Novo, protagonizado pela Orquestra do Norte, na Igreja da Misericórdia, às 15h00. As agradáveis melodias de Johann Strauss Jr. e família vão marcar o ritmo de um concerto recheado de algumas das mais belas páginas musicais de sempre. Os costumes musicais vienenses dominam o programa que evoca ainda Ludwig van Beethoven que também celebra em 2020 – a par da nossa cidade – o 250º Aniversário do seu nascimento.

Por sua vez, nos dias 11 e 12, a freguesia da Figueira vai receber a encenação do Auto dos Reis Magos. Uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Lagares e Figueira e pelo Grupo de Educação e Estudo da Natureza (G.E.N.O.M.A), com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, que tem como objetivo recuperar as tradições da aldeia e envolver toda a comunidade. Além da representação teatral da viagem dos três Reis Magos para visitar Jesus aquando do seu nascimento, vai também haver a habitual feira de artesanato e de produtos locais.

Também no dia 12, vai decorrer o tradicional “Encontro de Cantares de Janeiras”. Nesta edição, os 21 grupos e ranchos folclóricos inscritos não vão atuar apenas no Pavilhão de Feiras e Exposições (16h), mas também noutros pontos da cidade (14h), como o Edifício Tem-Tem, Bicha Serpe, Prédios da Praça e Praça do Município. O cantar de Janeiras é uma tradição popular que tem o objetivo de dar as boas vindas ao novo ano com alegria e boa disposição.

Para os apaixonados pela 7ª arte, nos dias 12, 13 e 14, o Cinemax em Penafiel vai acolher, mais uma vez, a Festa do Cinema Italiano com o ciclo de cinema documental “A GRANDE ARTE NO CINEMA”, dedicado à arte mundial e aos seus protagonistas.  “O Museu do Prado”, documentário que vai ser exibido às 19h30 nos três dias, traduz-se na primeira viagem cinematográfica através das salas, histórias e emoções de um dos museus mais visitados no mundo, de cuja riqueza de mais de 8000 tesouros de arte é uma experiência fascinante, levando quase 3 milhões de visitantes a Madrid todos os anos.

No dia 17 de janeiro, pelas 18h30, o Museu Municipal de Penafiel inaugura a exposição temporária “Palimpsesto”, que ficará patente ao público até 9 de fevereiro.
Esta mostra coletiva decorre de um período de residência artística na Associação Cultural Cultivamos Cultura, em São Luís, e do encontro de artistas nacionais e estrangeiros, das suas explorações plásticas, pensamento e obras, onde se introduzem interseções de outros artistas que colaboram com o ISCE Douro em Penafiel.
A exposição torna a galeria do Museu Municipal num laboratório de experiências estéticas, onde as conexões e vestígios emergem, e se tornam matéria e emoção.

No dia 17, a partir das 10h, a Biblioteca Municipal de Penafiel vai receber a apresentação dos livros “Contos para pensar” e “Se eu fosse…” de Maria Luísa Santos. Mais tarde, às 21h, está agendada a inauguração da exposição de pintura “A VIDA PELAS RAÍZES, Retratos de Escritores” de Ana Loureiro, e ainda a apresentação do livro “Angélica, Histórias do ser e do não ser” de Cidália Fernandes.

Já no dia 23, a Orquestra do Norte volta a Penafiel, desta vez para estar presente nas Escolas EB 2/3 Secundária de Pinheiro de manhã e na EB 2/3 Penafiel Sudeste de tarde para dar concertos pedagógicos.

Por fim, a programação estende-se também ao desporto, com o “Penafiel Winter Heroes – Convenção de Fitness” a decorrer nos dias 25 (das 10h às 00h) e 26 (das 10h às 13h), no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.

Ao longo dos dois dias, os amantes de fitness vão poder participar em “master classes” de zumba, pilates, bodypump, bodyattack e maratona spinning. Ainda assim, o foco principal vai ser o crossfit, onde se pretende que “mais do que uma competição, haja um convívio” com duração de 8 horas entre os atletas.

Além disso, o evento, organizado pelo Ideal Korpus Health Club, com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Penafiel, vai contar também com uma “Ideal Fight Night” de kickboxing, com workshops de fitness e de nutrição e com um “Fit Market” – feira de vestuário e de acessórios. Os interessados podem inscrever-se a partir do link: https://idealkorpus.com/index.php/pwh-programacao/.

De recordar que Penafiel, antes vila de Arrifana de Sousa, foi elevada a cidade pela mão de D. José I no dia 3 de março de 1770, para que aqui se pudesse fixar a sede de um novo bispado que a política pombalina queria destacar do “território da poderosa mitra portuense”. Penafiel é, desta forma, uma das cidades mais antigas do país.

Para mais informações, consulte o cartaz.