PENAFIEL RACING FEST: 3 DIAS DE FESTA E PURA ADRENALINA!

De 16 a 18 de junho, Penafiel volta a transformar-se na capital do desporto motorizado

Serra da Boneca acolhe novo percurso na zona sul do concelho e corrida de Regularidade de Históricos instala-se no “circuito do Sameiro”

PRF 2023 terá um Delegado Ambiental para ajudar a tornar o evento mais sustentável

Está de regresso a Penafiel, de 16 a 18 de junho, um dos mais ecléticos festivais internacionais dedicados aos desportos motorizados. Penafiel prepara-se para acolher mais de uma centena de milhares de aficionados que terão à sua espera muita competição e um programa cheio de animação, numa organização conjunta da Cooperativa Desenvolvimento Desportivo e Cultural e do Município de Penafiel, em parceria com vários clubes locais e regionais.

3,2,1 a fundo para a Serra da Boneca!

O Rally Taça Joaquim Santos é e continuará a ser um dos pontos altos do certame. A prova, que honra o consagrado penafidelense tetracampeão nacional de ralis, apresenta alterações significativas, para dar músculo e tornar a competição ainda mais “a doer” para um plantel de pilotos que se espera venha a ser de fino quilate.

A “Penafiel City Stage”, com dupla passagem, na noite de sexta-feira e no fim de tarde de sábado, mantém a sua estrutura e o seu selo de momento de grande comunhão entre equipas e adeptos, num cenário fabuloso proporcionado pela zona histórica de Penafiel.

A grande novidade da prova passa pela mudança de grande parte do percurso contra o cronómetro para a zona sul do concelho, tendo a Serra da Boneca como cenário para a “batalha”. Serão duas classificativas completamente novas, designadas “Lagares-Figueira” e “Capela-Eja”, com características que têm tudo para permitir um enorme espetáculo.

Quanto à corrida de Regularidade de Históricos do Clube Português de Automóveis Antigos, vê a sua “Penafiel City Stage” transferida para o “Circuito do Sameiro”, palco normalmente reservado para as corridas de motos que, sob a égide organizativa do Croca Chaços, são já um “must” do certame. Os belos carros clássicos e históricos seguirão depois para os novos troços do Rally Taça Joaquim Santos, com uma passagem muito especial pela icónica Ponte Duarte Pacheco, em Entre-os-Rios.

Fun Zone cada vez mais centro nevrálgico do PRF

A “Fun Zone” do Penafiel Racing Fest, que é sempre um dos pontos de maior afluência, este ano terá ligação direta ao Jardim do Calvário e, consequentemente, à artéria principal da cidade, através de uma passagem pedonal aérea, construída para o efeito. Os visitantes terão, desta forma, mais mobilidade e acessibilidade aos diferentes espaços de espétaculo e de lazer oferecidos pelo festival. Além disso, a “Fun Zone” verá a zona de alimentação ainda mais aprimorada, com inúmeras propostas de “street food”, ladeada por uma área de expositores.

O programa de espetáculos é alargado e seguirá noite dentro, com destaque para a presença da banda francesa, os Bottle Next, e DJ Kitten performer de renome internacional. O palco acolherá ainda todas as cerimónias de entrega de prémios.

Dentro do perímetro, em zonas especificamente preparadas, decorrerá o programa do Radiomodelismo, que, como na edição de 2022, terá no seu programa uma prova de inclusão, realizada no domingo. O programa da modalidade incluiu, pela primeira vez uma prova do Campeonato Regional Norte Crawler Escala 1:24.

Bem perto, os espetadores do PRF terão oportunidade de ver os jogos de Street Basket 3×3. Com organização do CBP, a modalidade ocupará o sábado e o domingo com torneio de vários escalões.

A “Fun Zone” acolherá ainda mais uma novidade. No domingo de manhã, no Campo da Feira, haverá uma concentração de motos antigas com uma “Corrida dos Lentos” organizada pelo Clube “Os Bota Fumo.

A organização, que sempre apostou forte na mitigação do impacto ambiental do evento, reforçou este ano esta componente. O PRF 2023 terá um Delegado Ambiental, cuja função passará por ajudar a tornar o evento mais sustentável, de acordo com as boas práticas em voga.

Para Óscar Coelho, da Cooperativa Desenvolvimento Desportivo e Cultural, “Desde a sua criação, o Penafiel Racing Fest tem tido a ousadia de apresentar um código genético onde a irreverência e a ousadia andam de braço dado. Este evento transformou-se rapidamente numa festa de culto, uma autêntica romaria desenfreada que vai muito para lá da simples vontade de assistir a um espetáculo desportivo e, como tal, por direito próprio, é já hoje considerado um dos melhores festivais do género de Portugal e da Europa.

Recordar que o Penafiel Racing Fest apresenta este ano uma imagem corporativa renovada, com uma linguagem mais sóbria e direta, seguindo as tendências das equipas e dos eventos mundiais ligados aos desportos motorizados.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “A contagem decrescente para o Penafiel Racing Fest 2023 já começou. Para os próximos dias estão anunciadas mais novidades, sendo claro que o festival se apresenta, uma vez mais, capaz de fazer com que durante três dias todos os caminhos dos amantes do deporto automóvel tenham como destino o território penafidelense. O convite está feito, venham a Penafiel e sintam a adrenalina do Racing Fest.