VINHO NOVO E SABORES TRADICIONAIS EM DESTAQUE NO SÃO MARTINHO

Todos os anos, Penafiel recebe milhares de visitantes durante o S. Martinho

XXII Concentração Motard decorre de 15 a 17 de novembro

A Feira de São Martinho – uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto – começa já no próximo dia 9 de novembro e prolonga-se até dia 20 do mesmo mês. Ao longo de uma semana e meia, Penafiel mantém a tradição através da exposição de vários produtos, gastronomia da região, provas de vinho novo, mostras de gado e artesanato, magustos e animação musical.

A partir das 10h00, de dia 8 de novembro, a tenda gigante na Quinta de Puços (junto ao Largo da Ajuda) vai abrir ao público. Neste espaço os visitantes poderão fazer as provas do vinho novo e degustar a gastronomia típica da região nos vários restaurantes presentes. Além disso, nos dias 11 e 17, pelas 17h00, vão realizar-se os tradicionais magustos de São Martinho, onde a castanha é a rainha. Por sua vez, a mostra e venda de artesanato vai decorrer no Largo da Igreja da Misericórdia, a partir de dia 9.

No dia 10 de novembro (domingo), o ponto alto será o desfile etnográfico dos Ranchos Folclóricos do Concelho, às 14h30, desde a Praça da Escritaria até ao Largo da Ajuda. Já no dia 11 (feriado municipal), vai decorrer, na Igreja Matriz, a Eucaristia Solene em honra de S. Martinho (10h00), seguida da Procissão com andor do Santo Padroeiro (11h00). Nesse mesmo dia, o programa estende-se ainda à concentração de concertinas (14h00).

O Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel vai acolher, no dia 10, a mostra e venda de gado bovino, no dia 11, a mostra e venda de gado cavalar e, nos dias 15, 16 e 17, a habitual XXII Concentração Motard, organizada pelo Moto Clube Vale do Sousa  com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

Este ano, a programação inclui também a “Color Run pela Diabetes” de 6km, que se vai realizar no dia 17, às 10h, com partida no Parque da Cidade de Penafiel. O valor de inscrição é de 5 euros, com oferta de t-shirt e lanche. Os interessados devem inscrever-se através do site www.portimer.pt. Esta é uma iniciativa do Núcleo da Diabetes do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e tem o apoio do Município de Penafiel.

Para mais informação, consultar programa em anexo.