Penafiel Promove Adaptação de Comércio Tradicional no Centro Histórico Para Pessoas com Mobilidade Reduzida

Autarquia Vai Fornecer Toda a Mão-de-Obra Necessária e Comparticipa Com 90% do Valor dos Materiais

Conhecida, também, por ser uma cidade com forte ligação ao comércio da qual a tradicional e secular feira de S. Martinho é ainda hoje uma evidência nacional, Penafiel quer continuar a alavancar o seu comércio tradicional com projetos inovadores.

A Câmara Municipal de Penafiel está a promover o projeto “Comércio + Acessível” que tem como objetivo incentivar os comerciantes a adaptarem os espaços comerciais do Centro Histórico de Penafiel a pessoas com mobilidade reduzida temporária ou permanente, de modo a garantir um acolhimento inclusivo, e promovendo a coesão social e a inclusão das pessoas com mobilidade reduzida no sistema urbano do Centro Histórico de Penafiel.

Quando se fala em mobilidade reduzida abrange-se um universo considerável de cidadãos, desde as pessoas com algum tipo de deficiência física, dificuldades de movimentação permanente ou temporária, idosos, grávidas, pessoas com crianças de colo ou que utilizem carrinhos de bebé, entre outros.

O Programa “Comércio + Acessível” é destinado aos proprietários de imóveis, onde seja exercida atividade comercial. A Câmara Municipal de Penafiel vai comparticipar com 90% do valor total dos materiais necessários à intervenção e fornecer toda a mão-de-obra necessária à correta execução dos trabalhos. O apoio técnico será prestado por uma equipa técnica, designada pela Autarquia, que será responsável pelo acompanhamento técnico de todo o programa, bem como na instrução de todo o processo e das obras.

O projeto “Comércio + Acessível – Programa de Promoção da Acessibilidade a Espaços Comerciais”, vai criar uma zona de comércio inclusiva no Centro Histórico de Penafiel, cuja expansão será gradual. Este projeto pretende ainda promover o turismo acessível e dinamizar o comércio tradicional do Centro Histórico.

A promoção da inclusão social através da criação de condições de acessibilidade universal é um desígnio público. Nos últimos anos, a Câmara Municipal realizou um investimento considerável na promoção da acessibilidade universal no espaço público do Centro Histórico de Penafiel. Neste contexto, a Autarquia pretende continuar a sensibilizar os proprietários privados para adaptação dos espaços comerciais às condições de acessibilidade universal e criar estímulos para a realização desse tipo de intervenções.