PENAFIEL OFICIALIZOU INÍCIO DO ANO ESCOLAR

Cerimónia de Receção aos Professores teve lugar a 08 de setembro

Presidente da Câmara Anuncia Arranque das Obras de Requalificação da Escola D. António Ferreira Gomes

Pela 1ª vez refeições nos jardins-de-infância e 1º ciclo vão ser confeccionadas nas Escolas sem recurso a catering

Câmara Municipal vai implementar Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE)

No âmbito da cerimónia de receção aos professores e educadores do Concelho de Penafiel, que se realizou no dia 8 de Setembro, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, anunciou o início das obras de requalificação da Escola D. Antonio Ferreira Gomes e a implementação de protocolos de colaboração com os agrupamentos de escola e escola secundária de Penafiel no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE). Ainda nesta cerimónia foi anunciado que pela 1ª vez as refeições nos jardins-de-infância e 1º ciclo vão ser confeccionadas nas Escolas sem recurso a catering, iniciativa que conta com o envolvimento das juntas de freguesia.

A Câmara Municipal de Penafiel e o Ministério da Educação vão dar início à requalificação da Escola D. António Ferreira Gomes, em Penafiel. As obras de requalificação, no valor de 1,5 milhões de euros, serão comparticipadas por fundos comunitários, onde 7,5% do investimento total será assegurada pela Câmara Municipal de Penafiel.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A Educação continua a ter especial atenção por parte da Câmara Municipal. Em Penafiel, garantimos que todas as crianças têm condições de qualidade no acesso à educação. A título de exemplo, vamos manter todos os apoios que até agora prestamos e requalificamos todas as escolas do Concelho. Este ano, e apesar do ensino dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário serem da responsabilidade do Ministério da Educação, o Município de Penafiel decidiu, em prol da nossa comunidade escolar, ajudar na intervenção da escola mais antiga do concelho, trazendo uma maior e melhor qualidade a este estabelecimento de ensino.”

Nesta cerimónia foram ainda assinados os protocolos de autonomia financeira com os agrupamentos de escola e foram também assinados os protocolos de colaboração com os agrupamentos de escola e escola secundária de Penafiel no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

Este plano tem como principal objetivo promover o sucesso educativo dos alunos, reduzir as saídas precoces do sistema educativo, combater o insucesso escolar e reforçar as medidas que promovem a equidade no acesso à educação básica e secundária.

Este Plano terá a duração de 36 meses e encontra-se organizado em várias Operações que, por sua vez, englobam diferentes atividades a desenvolver, nomeadamente:

– Compreender acompanhar e progredir, que será um projeto transversal a todos os ciclos de ensino, do pré-escolar ao ensino secundário e atua numa lógica de prevenção primária e intervenção psicossocial imediata, com o objetivo de evitar o abandono e prevenir o insucesso escolar;

– Educar pel`ARTE que ao nível das artes irá promover o teatro no 3º ciclo e ensinos Secundário, a escrita criativa junto dos 4º, 6º e 9º anos e o reforço da expressão musical no pré-escolar e no 1º ciclo;

– Laboratórios de apoio ao Ensino e aprendizagem, que prevê o reforço da ciência experimental e do ensino lúdico da matemática, pressupõe ainda, equipar todas as escolas com 1 tablet por cada 2 alunos, potenciando o projeto do Ministério da Educação da Probótica, dotando todas as escolas de meios que lhes permitam abraçar este e outros projetos neta área. Prevemos ainda desenvolver a atividade do xadrez potenciando o raciocino e a concentração dos alunos.