PENAFIEL: MUNICÍPIO CONTINUA COM APOSTA FORTE NA EDUCAÇÃO

Câmara Municipal vai manter apoios

Decorreu no dia 8 de Setembro a cerimónia de receção aos professores e educadores do concelho de Penafiel, momento que também promoveu a assinatura dos protocolos de autonomia financeira com os agrupamentos de escola.

O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, reforçou na cerimónia a continuidade dos apoios na área da educação para o ano letivo 2022/2023.

A autarquia vai continuar a apoiar os alunos beneficiários das medidas de ação social escolar, assim como nas refeições escolares, nos transportes escolares e na aquisição de material escolar.

Ao longo dos últimos anos, todos os Jardins de Infância e escolas do 1.º CEB da rede pública disponibilizaram serviço de refeições às suas crianças/alunos. Situação que o Município vai manter no presente ano letivo.

A Câmara Municipal de Penafiel assegura o transporte escolar gratuito a todos os alunos que residam a mais de 2 Km da Escola e atribui anualmente 8 bolsas de estudo a alunos do ensino superior com possibilidade de renovação até ao final do curso.

Entre outras atividades, e durante os meses de julho e agosto, a Câmara Municipal de Penafiel desenvolveu o programa “Férias Educativas” e “Férias Desportivas” com o objetivo de ocupar as férias escolares das crianças e jovens do concelho de Penafiel, com atividades de caráter educativo, cultural, recreativo e lúdico.

No âmbito do programa “Jardim em férias” a Câmara Municipal de Penafiel disponibilizou atividades em 22 jardins de Infância durante o mês de julho, envolvendo 430 crianças.

As atividades decorreram com recurso a prolongamento de horário em alguns casos, incidindo nas áreas das expressões plástica, dramática, motora e musical, bem como a hora do conto e inglês.

O programa fruta escolar continuará também a chegar a todas as escolas e jardins de infância da rede pública concelhia.