RASTREIOS AO CANCRO DA MAMA

Município garante transporte ao Porto a mulheres rastreadas ao Cancro de Mama

O Município de Penafiel assinou um protocolo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, no sentido de garantir o transporte gratuito até ao Porto a mulheres do concelho, rastreadas ao cancro de mama e com necessidades de exames complementares de diagnóstico e de consulta médica da especialidade.

O objetivo é contribuir para a prevenção e para o despiste da doença, que tanto afeta as mulheres em Portugal. Atualmente surgem 6000 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, morrendo por dia 4 mulheres com esta doença.

Assim, a Câmara Municipal de Penafiel compromete-se, em articulação com o ACES Vale Sousa Sul, a disponibilizar transporte com cerca de 400 lugares para todas as mulheres que fazem parte da área de abrangência das unidades funcionais do concelho e a realizar as viagens de ida e volta até à sede do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no Porto, onde são efetuadas as consultas. Por sua vez, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem o dever de cumprir com as consultas médicas agendadas, disponibilizando todos os meios para a atividade necessária no seguimento dessas consultas.

A celebração do contrato surge no âmbito do Programa de Rastreio do Cancro de Mama levado a cabo pela Liga Portuguesa Contra o Cancro em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte no ACES Tâmega II Vale Sousa Sul.