PENAFIEL FIRMA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM INSTITUTO PIAGET DE ANGOLA

Administradora Municipal de Benguela presente na cerimónia manifestou vontade em criar laços de cooperação

Festival Escritaria impulsionou parceria internacional e vai permitir promover várias dinâmicas em diferentes domínios

A Câmara Municipal de Penafiel assinou, no dia 25 de Agosto, um protocolo de colaboração internacional com Instituto Piaget de Angola, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e seu executivo, da Administradora Municipal de Benguela, Paula Correia, da coordenadora dos projetos sociais do Instituto Piaget de Angola, Ana Rodriguez e do Presidente do Campus de Benguela (Instituto Piaget) Carlos Pacatolo.

Estiveram igualmente presentes dirigentes e colaboradores do município de Penafiel.

No momento da assinatura do protocolo, a coordenadora dos projetos sociais do Instituto Piaget de Angola, Ana Rodriguez, afirmou que “a experiência com o evento cultural Escritaria permitiu dar seguimento a esta grande parceria. Em Benguela temos um conjunto de projetos de intervenção comunitária, de desenvolvimento local, designadamente bibliotecas, projetos com as comunidades, e do qual vamos levar este grande evento que é o Escritaria. Esta é a parte que mais nos orgulhámos, ter a possibilidade de levar este projeto para Angola e para os outros PALOP onde temos expressão do Piaget.

Já o Presidente do Campus de Benguela (Instituto Piaget), Carlos Pacatolo, explicou que “dar oportunidade aos jovens de virem estagiar para Portugal, mais concretamente em Penafiel, e porem em prática os conhecimentos que adquiriram ao longo da sua formação, é sem sombra de dúvida dar-lhes a possibilidade de estarem melhor capacitados para os desafios do mundo profissional. Dá uma visão diferente daquilo que é a teoria, de como os processos teóricos, uma vez traduzidos em prática, podem resultar na melhor qualidade do profissional, mas também na melhoria dos processos, em que estarão envolvidos, uma vez inseridos no mercado de trabalho.

Através deste acordo as duas Instituições comprometem-se a conjugar esforços para cooperarem, na organização de espaços de estágio para os alunos do Instituto Piaget no âmbito das áreas de ação do Município de Penafiel e das suas empresas municipais, e na otimização do projeto de Biblioteca itinerante, nomeadamente na criação de ações de recolha, em Penafiel, de livros para jovens e respetivo envio para o Instituto Piaget de Benguela.

Ficou estipulado que o Município de Penafiel dará apoio ao Gabinete de Comunicação e Imagem do Piaget de Benguela, através de ações de formação, e ainda na realização de iniciativas que contribuam para a internacionalização da Escritaria no âmbito dos PALOP.

Presente na cerimónia, Paula Correia, Administradora Municipal de Benguela, enalteceu este tipo de parcerias e mostrou vontade em estreitar laços com Penafiel. “Este tipo de parcerias transfronteiriças são extremamente importantes para nós. Queremos estabelecer um protocolo com o Município de Penafiel para começar uma cooperação em termos infra-estruturais e na capacitação de recursos humanos. Seja qual for o projecto, sem potenciar, comprometer e capacitar os nossos recursos humanos, não teremos o sucesso esperado. Este primeiro passo será uma mais-valia, especialmente pela experiência e os resultados positivos que o Município de Penafiel tem.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Ouvimos muitas vezes dizer que a cultura tem a capacidade de aproximar os povos. Neste caso em concreto, foi exatamente isso que aconteceu. Foi através do Escritaria que esta parceria se estabeleceu. Homenageamos o escritor Pepetela, natural de Benguela, e evoluímos na nossa relação, para outras áreas e para outros domínios de cooperação. Um protocolo que tem presente esta questão do Escritaria através da promoção e projecção do Piaget nos PALOP, mas noutras áreas de cooperação, como o caso dos estágios no Município de Penafiel, na aposta da literatura através do Bibliómovel em Benguela, e no apoio na área da comunicação. Foi um primeiro passo muito importante para o futuro de Penafiel, do instituto Piaget em Angola e para Benguela.