PENAFIEL ESPERA MAIS UMA GRANDE EDIÇÃO DO SÃO MARTINHO

Câmara continua a engrandecer tradição, conferindo-lhe melhores condições logísticas, de acesso e de estacionamento

Feira de São Martinho atrai milhares de pessoas a Penafiel

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, mas a tradição mantém-se em Penafiel. O Município já está nos últimos preparativos de mais uma grande edição de São Martinho, que acontece de 10 a 20 de novembro, e vai atrair a visita de milhares de pessoas de toda a região Norte e outras zonas do país.

O São Martinho – festividade com muita história, que é uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto, visitada por milhares de pessoas anualmente – está a beneficiar de várias requalificações que têm vindo a ser feitas em pleno coração da cidade, que lhe está a conferir melhores condições a todos os níveis, quer de tamanho e de qualidade do espaço físico, quer de acessos pedonais e de estacionamento.

Assim, a partir do próximo dia 10 e à semelhança do último ano, as duas tendas gastronómicas, com os melhores petiscos da região e as tão esperadas provas do vinho novo, regressam à Quinta de Puços, junto ao Ponto C. Os espaços funcionarão das 10h00 às 00h00, exceto de 13 a 17 de novembro, que terá um horário das 11h30 às 23h00.

Como habitual, haverá também, nos dias 11, 12 e 19 de novembro, pelas 17h, no recinto das provas de vinhos, o Tradicional Magusto de São Martinho, com um assador gigante de castanhas, que serão oferecidas aos transeuntes.

O ponto alto do programa é naturalmente o dia 11 de novembro, Dia de São Martinho e feriado municipal, que começa pelas 10h00 com a Eucaristia Solene em honra de S. Martinho, na Igreja Matriz, seguida pela Procissão com andor do Santo Padroeiro (11h00).

Por sua vez, a mostra e venda de artesanato vai estar instalada no Largo da Misericórdia e encontrar-se-á aberta nos dias 10, 11,12, 18, 19 e 20, das 10h00 às 20h00. Enquanto que, de 13 a 17 de novembro, apenas abrirá de tarde, das 14h00 às 20h00.

Destaque também para a mostra de gado bovino no dia 10, e de gado equídeo, no dia 11, a decorrer no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. No mesmo local, realizar-se-á, de 10 a 12, a Rota Motard de São Martinho, organizada pelo Moto Clube Vale do Sousa, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

Para os amantes do desporto e das bicicletas, o 2º Passeio BTT – Sentir o S. Martinho, promovido pela Associação Clube BTT Penafiel, vai acontecer no dia 18 de novembro, às 9h, com partida do Parque da Cidade.

Salientar ainda que o Campo da Feira vai estar preenchido novamente com muitas atrações e diversões para miúdos e graúdos, desde restaurantes até aos carrosséis.

Para mais informação, consultar programa, mapa de acessos e edital de aviso de trânsito condicionado.