PENAFIEL É O MELHOR TERRITÓRIO DO TÂMEGA E SOUSA PARA VIVER, VISITAR E NEGÓCIOS

Marca Penafiel subiu 19 posições a nível nacional, passando do 54ª posição para a 35ª

Esta é a melhor classificação de sempre, com um grande salto em notoriedade, ultrapassando em muito o 49º posto conquistado em 2017

Pesquisas online globais de 2021 por Penafiel subiram 30% em relação a 2020

O mais recente estudo da Bloom Consulting, empresa especializada nas “marcas-país” aponta Penafiel como o território da região do Tâmega e Sousa com melhor qualidade de vida, maior capacidade de atrair turistas e negócios.

A metodologia do Portugal City Brand Ranking©, prende-se com a análise do desempenho das estratégias de marca dos 308 municípios portugueses.

Para tal são usadas 3 variáveis distintas. A primeira prende-se com Dados Estatísticos, em que são recolhidas e analisadas todas as estatísticas relevantes para cada uma das áreas dos municípios.

A segunda variável depende de uma ferramenta própria da Bloom Consulting chamada Digital Demand – D2© que mede todas as pesquisas online realizadas nos principais motores de busca sobre cada município.

Por fim, é medido o Desempenho Online de todas as plataformas e redes sociais dos municípios.

Este estudo mostra que as pesquisas online globais de 2021 por Penafiel subiram 30% em relação a 2020, sendo “Acesso à Saúde”, “Empregos”, “Hotéis”, “Restaurantes”, “Câmara Municipal”, “Renda” e “Parques Aquáticos”, os temas mais pesquisados.

Por sua vez os temas “Restaurantes”, “Locais a visitar” e “Parques Aquáticos” são os que mais cresceram.

Em relação a posições, a Marca Penafiel teve uma prestação fantástica, passando da 54ª posição Nacional para a 35ª, subindo 19 posições.

Esta é a melhor classificação de sempre, ultrapassando em muito o 49º posto conquistado em 2017, um grande salto em notoriedade.

Na região Norte Penafiel continua com indicadores muito positivos, tendo subido de 18º para 14º, também a melhor posição de sempre, ultrapassando o 15º posto de 2015.

Penafiel apresenta um excelente comportamento em todas as dimensões: nos negócios, Penafiel sobe a nível nacional de 51º para 43º e na região de 20º para 19º. Em Visitar, passa de 69º para 52º, e a nível regional, de 22º para 18º. No Viver, sobe de forma impressionante de 50º para 29º, ficando à frente de Mafra, Bragança e Famalicão, entre muitos outros, sendo que na região norte, passa de 18º para 12º.

Este ranking é desenvolvido pela Bloom Consulting, que desde 2003 se dedica exclusivamente à área de Place Branding (marcas territoriais), quer na vertente de consultoria, quer na vertente de investigação. Para além de estudos com organizações internacionais como o World Economic Forum ou a OCDE, a Bloom Consulting aposta na realização de estudos locais essenciais para perceber a evolução do desempenho das marcas territoriais locais e regionais.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa “ São excelentes resultados que comprovam o trabalho de posicionamento e de notoriedade, do concelho, que temos vindo a fazer. Além de Penafiel estar cada vez mais atrativo enquanto território, como demonstram os resultados, verificamos também que as pessoas pesquisam cada vez mais sobre Penafiel e sobre a sua oferta turística, entre outras, o que naturalmente é um indicador de que estamos no caminho certo.”