MELHOR TERRITÓRIO DO TÂMEGA E SOUSA PARA VIVER, VISITAR E INVESTIR

Penafiel destaca-se na região norte do país.
Município sobe 9 lugares na categoria de Investimento.

Penafiel continua a ser premiado e a ser considerado o melhor concelho do Tâmega e Sousa para “Viver”, “Visitar” e “Investir”, de acordo com a 6.ª edição do estudo Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, onde é medido o desempenho de marca dos 308 municípios portugueses.

Com uma forte execução positiva nas 3 vertentes em estudo, destaque para a área de investimento onde “Penafiel é o 33º município nacional com variação mais positiva”, que resulta directamente da pesquisa por parte de investidores, empresários e empreendedores, o que evidencia todo o trabalho efectuado pelo executivo na procura, captação e instalação de investimentos.

Penafiel em termos gerais ocupa este ano a posição 17 no ranking regional norte e a posição 50 em termos nacionais, dentro dos desempenhos dos últimos anos nas vertentes “viver” e “visitar” . De registar ainda o forte crescimento na variável “investir”, apesar da forte competitividade dos 308 municípios portugueses, conforme refere o estudo.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “O estudo “Portugal City Brand Ranking©” elege uma vez mais Penafiel como melhor concelho para “Viver” da região do Tâmega e Sousa. Resultado desta distinção contribui muito o trabalho intenso de afirmação, nas mais diversas áreas da governação municipal. A título de exemplo, recentemente, foram assinados contratos de investimentos que vão permitir atrair mais de 12 milhões de euros de investimento privado e criar mais de 1000 empregos, prioritariamente, para penafidelenses. A captação de investimento e a criação de emprego têm sido uma das prioridades da nossa governação municipal. Ainda em 2018 o Município de Penafiel viu, pelo 3º ano consecutivo, ser-lhe atribuído o galardão de Município Amigo das Famílias, com a palma de ouro. Uma distinção que reconhece as políticas sociais e de proximidade do nosso Município, que tem sempre nos mais frágeis a sua principal prioridade. Um galardão que, no distrito do Porto e na nossa região do Tâmega e Sousa, só foi atribuído a Penafiel.

A Bloom Consulting realizou o estudo “Portugal City Brand Ranking©”, abrangendo 308 municípios portugueses e classifica a sua atratividade e desempenho em três vertentes: investimento; turismo e habitante/talento/viver e contou com a análise de dados estatísticos de fontes oficiais como o Instituto Nacional de Estatística, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Portal Pordata.

Este estudo inclui variáveis como o crescimento empresarial, a taxa de ocupação hoteleira, a criação de novas empresas, o índice de criminalidade, o poder de compra, os serviços de saúde por habitante ou a oferta cultural, o desempenho on-line do município, entre outros.