CURSOS PROFISSIONAIS DE TÉCNICO DE CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR E DE TÉCNICO DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Os Cursos são gratuitos e dão equivalência ao 12º ano

No próximo ano letivo de 2019/2020, vão entrar em funcionamento, em Penafiel, o novo Curso Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar e o Curso Técnico de Produção Agropecuária, ambos com a duração de três anos letivos. Os cursos, que vão funcionar na sede da Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, situada na freguesia de Marecos, são gratuitos e ainda oferecem alimentação, alojamento, transporte, material de estudo e visitas de estudo.

No final será atribuído aos alunos um Certificado de Qualificação Profissional de nível 4, de Técnico de Produção Agropecuária ou de Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar, que dá equivalência ao 12.º ano, permitindo, desta forma, o ingresso no mercado de trabalho ou o acesso ao Ensino Superior.

Os finalistas dos respetivos cursos terão à disposição múltiplas saídas profissionais como: unidades agroindustriais, incluindo fábricas de alimentos compostos para animais; hipermercados; mercados abastecedores; cooperativas agrícolas; explorações agrícolas; laboratórios de análise de alimentos e embalagens; laboratórios de análises de águas potáveis; empresas agroindustriais (leite e laticínios, carnes, vinicultura); serviços do Ministério da Agricultura; empresas ligadas ao ramo secundário e terciário; zonas agrárias/ explorações agroturísticas; entre outras.

Os interessados deverão efetuar as inscrições através do site da EPAMAC (https://www.epamac.com). Para mais informações, contactar 255 534 049.

De relembrar que a realização destes cursos em Penafiel surge de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (EPAMAC), e a Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, para a criação de uma turma de ensino profissional da EPAMAC em Penafiel. Desta parceria, fazem ainda parte a Escola Secundária de Penafiel e o Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo.