COVID-19 OBRIGA AO CANCELAMENTO DA AGRIVAL

Prioridade  é conter pandemia: Maior feira agrícola do Norte e Centro de Portugal voltará em 2021

Pela primeira vez desde 1980 e na sequência da pandemia global do novo Coronavírus, a Agrival não se vai realizar. Este ano, o Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel receberia a 41.ª edição da Feira Agrícola do Vale do Sousa, considerada a maior do Norte e Centro do país.

A Penafiel Activa, Empresa Municipal, entidade organizadora, explica que “após uma avaliação das condições excecionais e da incerteza decorrente do momento que atualmente vivemos, não estão reunidas as condições necessárias para a realização da Feira Agrival, no próximo mês de agosto”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa,  ”A Agrival faz parte do nosso ADN e é uma decisão difícil de tomar, mas os tempos são difíceis e primeiro está a saúde e bem-estar dos Penafidelenses e dos milhares de visitantes. Teremos certamente em 2021, com a ajuda de Deus, uma Agrival com redobrada energia e alegria que nos fará esquecer este momento e que será a oportunidade perfeita para celebrar todo o nosso magnífico território”.

A organização acrescenta que “é importante a ação de cada um para acabar com o contágio. E  eventos que promovam uma grande concentração de pessoas, como é o caso da Feira Agrival, potenciam um enorme risco para a saúde pública. A decisão do cancelamento foi articulada em estreita colaboração com as autoridades competentes. Esta decisão é para a proteção de todos, garantindo a segurança e bem-estar do público, expositores e de todas as pessoas envolvidas na sua realização. Neste momento, a prioridade é superar esta pandemia.”

A Agrival acolhe num espaço superior a 25.000 m2, expositores ligados à agricultura, gado, mas também inúmeras áreas de negócio como maquinaria, agro-indústria, sector automóvel, imobiliária, gastronomia, novas tecnologias, artesanato ou serviços, entre outros. Durante os 10 dias,  o certame, que recebe milhares de visitantes, oferece, além da vertente expositiva, concertos de artistas e grupos nacionais e regionais divididos pelos dois palcos, diversos espaços de gastronomia, provas de degustação e concursos dedicados a produtos tradicionais, tais como o da cebola e do melão casca de carvalho, entre outros. Cada dia é dedicado a um concelho do Vale do Sousa – Castelo de Paiva, Lousada, Marco de Canaveses, Paredes, Felgueiras, Amarante, Penafiel e Paços de Ferreira e também a região da Galiza se junta a estes concelhos. A nível do balanço financeiro, a Agrival tem registado, nos últimos anos, cerca de 10 milhões de euros em negócios.

Apesar de este ano não se realizar, a maior feira agrícola do Centro e Norte de Portugal promete dedicar todos os esforços para surpreender o público em 2021, na 41.ª Edição da Agrival, que irá decorrer de 20 a 29 de agosto.