PENAFIEL CONTINUA A AFIRMAR-SE COMO “MUNICÍPIO AMIGO DAS FAMÍLIAS”

Município de Penafiel é “Amigo das Famílias” pelo 5.º ano consecutivo

Penafiel volta a ser reconhecido pelo Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis com a bandeira verde “com palma” 2020

Pela quinta vez consecutiva, Penafiel recebe o estatuto de “Município Amigo das Famílias”, sendo que, desde de 2018, o galardão é atribuído com a distinção acrescida “bandeira com palma”, que simboliza o facto de a autarquia penafidelense ser premiada há mais de três anos consecutivos.

Foto de 2019

Este ano, na atribuição das distinções, o Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR) avaliou, especialmente, as medidas implementadas no âmbito do apoio à “maternidade e paternidade”; às “famílias com necessidades especiais”; ao acesso a “serviços básicos”; à “educação e formação”; à “habitação e urbanismo”; aos “transportes”; “saúde”; “cultura, desporto lazer e tempo livre”; entre outros.

De recordar que, em Penafiel, a Câmara Municipal assegurou o transporte escolar gratuito a todos os alunos que residem a mais de 2km da escola. Além disso, atendendo ao momento atual, o Município aumentou em 20% o apoio financeiro anual dado às associações do concelho. De salientar ainda que a Câmara Municipal de Penafiel foi reconhecida recentemente, em outubro, pela Ordem dos psicólogos com a atribuição do selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, em função das políticas municipais, programas, planos estratégicos e práticas que demonstram um compromisso forte e efectivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “Penafiel está a fazer um caminho de afirmação no panorama nacional como um Município pioneiro na adoção de políticas sociais que beneficiam os concidadãos e tem sido reconhecido por isso através destes galardões. Esta é, sem dúvida, uma distinção que muito nos orgulha, ainda mais por recebermos a “bandeira com palma”, que significa que, ano após ano, temos tido a especial atenção em melhorar a qualidade de vida das nossas famílias. Mas também é uma atribuição que carrega em si muita responsabilidade – para continuarmos a fazer mais e melhor por todos os penafidelenses sem exceção e nos mantermos atentos às suas necessidades. “

O Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR) é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), em parceria com Instituto da Segurança Social, que acompanha, reconhece e divulga a tomada de medidas que criam, sobretudo “condições para que as famílias portuguesas fiquem nos sítios onde querem viver, onde se sintam felizes e confortáveis e onde tenham qualidade de vida”.