PENAFIEL COM MAIOR TAXA DE COBERTURA DE FIBRA ÓTICA

Câmara Municipal reforçou colaboração com a Altice Portugal com assinatura de protocolo

Altice Portugal pretende alcançar uma taxa de cobertura de fibra ótica de última geração de cerca de 80% do total de habitações e empresas existentes

A Câmara Municipal de Penafiel e a Altice Portugal assinaram, no dia 11 de setembro, nas instalações do contact center, localizado na zona industrial n.º 2, em Penafiel, um protocolo de expansão da rede de fibra ótica no concelho.

A sessão contou com a presença de Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel; Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal; Pedro Santana Cepeda, Vereador com o Pelouro da Captação de Investimento, Desenvolvimento Económico e Inovação da Câmara Municipal de Penafiel; e Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Este protocolo vai fazer com que Penafiel seja um dos concelhos com maior taxa de cobertura de fibra ótica de última geração, a nível nacional. O investimento em redes de comunicação de nova geração e a oferta de serviços baseados em redes de banda larga são cruciais para o desenvolvimento da economia local e para o aumento da competitividade do território.”

O investimento da empresa de telecomunicações tem como objetivo expandir a rede de fibra ótica no concelho de Penafiel, de forma a alcançar uma taxa de cobertura de cerca de 80% do total de habitações e empresas existentes.

Já o Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, referiu que “esta atuação (no concelho de Penafiel) será determinante para a criação de valor e de investimento privado, ajudando a captar mais empresas e investimento para a região com criação de mais emprego. A Altice Portugal acredita que podemos e devemos contribuir para reduzir as assimetrias através da tecnologia, do investimento e da criação de emprego, permitindo aos portugueses ambicionar melhores condições de vida, já que estruturas como este contact center onde nos encontramos são ainda centro de inovação, centro de negócios, geradores de conhecimento.”

Este protocolo de colaboração está enquadrado na segunda vaga de investimento, por parte da Altice Portugal, no concelho de Penafiel.

A Altice Portugal ofereceu ainda tablets 4G com recursos digitais LeYa, aos seis Agrupamentos das Escolas do concelho de Penafiel, no âmbito da dinamização e aposta na digitalização e conteúdos. As aulas digitais consistem num serviço interativo com conteúdos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.