PENAFIEL: CAMPANHA “PIRILAMPO MÁGICO 2019”

A Câmara Municipal de Penafiel vai apresentar, no próximo dia 17 de maio, às 15h30, a campanha “Pirilampo Mágico 2019”.

A cerimónia vai acontecer no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel.

A Campanha Pirilampo Mágico é uma iniciativa solidária de âmbito nacional, iniciada em 1987, e que pretende alertar a sociedade portuguesa para a situação das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência e para o trabalho desenvolvido pelas organizações que as apoiam.

O Pirilampo Mágico é hoje um dos maiores símbolos de solidariedade social em Portugal. A causa social a que está associado – o apoio a crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência – confere a este ícone um estatuto de grande credibilidade e impacto mediático que muito tem contribuído, através da angariação de fundos, para o sucesso das intervenções que têm sido desenvolvidas junto destes nossos concidadãos.

Para este ano, o lema da campanha, que irá decorrer entre o dia 17 de maio e 9 de Junho, é “A Natureza é Solidária!” e, como explica a Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social – FENACERCI, responsável pela campanha a nível nacional, associaram “a inclusão à defesa do meio ambiente, como um desígnio de cidadania”, pelo que, “ a inclusão, tal como a defesa do meio ambiente, exigem equilíbrios na forma de pensar e de agir, por parte de toda a comunidade”.