PENAFIEL ASSINALOU DIA INTERNACIONAL DO IDOSO COM “II DESFILE MODA SÉNIOR”

Cerca de 500 séniores de 20 IPSS’s participaram em iniciativa do grupo “IPSS’s em Rede”, da Rede Social de Penafiel

A Câmara Municipal de Penafiel e o grupo “IPSS’s em Rede”, da Rede Social de Penafiel, no âmbito do programa Afectiv(idades), comemoraram o Dia Internacional do Idoso com a realização do “II Desfile Moda Sénior”, no Restaurante Três Migueis, em Oldrões.

A organização do “II Desfile Moda Sénior” esteve a cargo da Associação de Solidariedade Social de Vila Cova, da Associação Para o Desenvolvimento de Galegos, do Centro Social Paroquial Imaculado Coração de Maria de Irivo e contou com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

O desfile contou com participação de cerca de 60 utentes modelos de 20 IPSS’s do concelho de Penafiel, e com a assistência de cerca de 500 séniores. Esta iniciativa teve também o envolvimento do comércio local.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Em Penafiel trabalhamos para que os nossos idosos tenham qualidade de vida. Este tipo de iniciativas faz com que os nossos séniores tenham uma vida cada vez mais ativa. A nossa rede social tem promovido várias actividades no âmbito do projeto do envelhecimento ativo. Este “II Desfile Moda Sénior” é mais uma prova do grande trabalho desenvolvido pelas nossas IPPS´s.

O programa “Afetiv(Idades) surge no âmbito do grupo de trabalho das IPSS’s em Rede, responsável por planear e desenvolver iniciativas de promoção do envelhecimento ativo, definidas pelo Conselho Local de Ação Social.

O Dia Internacional do Idoso é assinalado, anualmente, a 1 de outubro, tendo este dia sido instituído em 1991 pela ONU – Organização das Nações Unidas, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade em geral para as questões do envelhecimento e para a importância de proteger e cuidar da população mais idosa.