PENAFIEL ASSINALA OS 50 ANOS DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS COM VASTO PROGRAMA CULTURAL

Arte, literatura, música, documentário e seminário vão ocupar o calendário municipal de Abril

O Município de Penafiel vai promover, ao longo do mês de Abril, diversas iniciativas, que pretendem recordar o dia em que o povo português se fez ouvir e conquistou a sua liberdade, celebrando assim os 50 anos deste marco histórico.

Para a Vereadora da Cultura da Câmara de Penafiel, Daniela Oliveira, “Celebrar Abril é recordar a audácia, bravura e coragem dos nossos militares de Abril e de todo o povo português. É celebrar a conquista da liberdade e da democracia. É, sobretudo, passar os valores de Abril às novas gerações e não as deixar esquecer que a sociedade livre e desenvolvida em que vivem hoje é talvez a maior herança que a Revolução dos Cravos nos deixou.”

O destaque do programa vai, desde logo, para o dia 25 de abril, com a Sessão Solene Comemorativa da data, a acontecer no Museu Municipal, pelas 17h30. Mais cedo, às 16h30, no mesmo local, vai ser inaugurada a exposição “Celebrar Abril, Sempre!”.

Mas a programação inicia-se já na próxima semana. De 10 a 30 de abril, vai estar patente, na Divisão dos Assuntos Sociais, Inclusão e Saúde, a exposição “Gritos de Liberdade pelas Crianças de Penafiel: Revolução de Abril de 1974”.

A Biblioteca Municipal recebe, no dia 12 de abril, pelas 21h, a apresentação do livro “Amália – Ditadura e Revolução: a História Secreta”, de Miguel Carvalho, e, no dia 17, às 14h30, a apresentação do livro “Há Cravos Felizes”, de Cidália Fernandes.

A 20 de abril, data em que se comemora também o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Castro do Monte Mozinho acolhe, às 15h, a “Oficina de Grafitos”, destinada a maiores de 3 anos, às 16h, a inauguração da exposição “A Cidade Morta (Com) Vida”, seguida por uma visita orientada.

A música chega no dia 21, com o concerto “Sons de Abril”, às 16h, no Museu Municipal.

Já a 23 de abril, Dia Mundial do Livro, está marcada a inauguração da exposição “Cultura em Liberdade: 50 Anos de Abril”, na Biblioteca Municipal, pelas 14h30.

No dia seguinte, às 21h30, vai realizar-se o concerto simbólico “Memórias de Abril – 50 Anos”, no Museu Municipal.

O Museu Municipal recebe também, no dia 26 de abril, às 21h30, o concerto “Povo que Cantas Abril”.

Por sua vez, a inauguração da exposição “Da Censura da Palavra à Palavra em Liberdade” acontece no dia 27, às 11h, na Biblioteca Municipal. Já às 18h, o Cinemax recebe a exibição do documentário “As Armas e o Povo”.

O programa fecha no dia 30 de abril, às 9h30, com o Seminário da CPCJ de Penafiel “50 Anos de Democracia e os Direitos das Crianças”, no Museu Municipal.

Todas as iniciativas são de entrada gratuita, mas com lotação limitada.